DISTRITO FEDERAL, Brasília - A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), entidade vinculada ao Ministério da Cultura, oferece regularmente em sua sede, na zona sul do Rio de Janeiro (R. São Clemente, 134 – Botafogo), uma vasta programação cultural gratuita e aberta ao público.

Foto: divulgação

As possibilidades vão desde visita guiada a ciclo de palestras e abrangem todos os públicos.

Considerado o primeiro museu-casa do País, já que é uma homenagem ao jornalista, jurista e político brasileiro, o casarão foi residência de Rui Barbosa, sua esposa, Maria Augusta, e os cinco filhos, de 1895 a 1923. Aberto ao público desde 1930, o espaço ainda reproduz fielmente os ambientes daquela época. Uma forma diferente de conhecê-lo em detalhes é oferecida ao público dentro do projeto "Um domingo na Casa de Rui Barbosa". Sempre no primeiro domingo de cada mês, são realizadas contação de histórias, às 14h, e visita dramatizada ao local, em dois horários: às 15h30 e às 16h30. Para participar, basta chegar no horário marcado.

Quem deseja conhecer bem o local, precisa reservar um tempo para apreciar o jardim da Casa, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). São mais de 9.000 m² com vegetação semelhante à da época de Rui Barbosa, que gostava de cultivar espécies, principalmente rosas. O jardim, considerado histórico, abriga árvores frutíferas, como lichieiras, jambeiros, mangueiras, abieiros, pitangueiras e parreiras e pés de fruta-pão. O projeto "Jardim em foco" possibilita ao visitante conhecer os pormenores da fauna e flora da Casal, com visitas mediadas, e também ter um panorama da vida de Rui Barbosa e família.

De janeiro a julho, têm sido oferecidas duas visitas mediadas mensais, às 15h. Neste mês de abril, as visitas estão programadas para os dias 18 (quarta-feira) e 21 (sábado), com distribuição prévia de senhas 30 minutos antes do início da atividade. É possível realizar o agendamento para grupos de até 30 pessoas por meio dos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (21) 3289-8683 e 8685. Mas atenção: a atividade é cancelada em dias de chuva.

Memória & Informação
A Fundação Casa de Rui Barbosa desenvolve atividades de pesquisa, conservação e educação e promove projetos de integração com a comunidade. A FCRB oferece ao público, por exemplo, edições da produção de Rui Barbosa e fomenta atividades de estímulo à memória, pesquisa e preservação de patrimônio.

No sentido de divulgar a obra de seu patrono, a Fundação criou o projeto quinzenal de palestras "Memória & Informação", realizado sempre às quartas-feiras, às 14h30. Uma edição está programada ainda para este mês, no dia 25, com Sérgio Branco, doutor e mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O pesquisador convidado do Centre de Recherche en Droit Publique, da Universidade de Montréal, vai ministrar a palestra "Memória e Esquecimento na Internet".

Mais reflexão
Observar, analisar e discutir temas relacionados à imprensa e às culturas urbanas também são atividades regulares da Fundação. A série "Histórias e culturas urbanas" promove palestras na última quinta-feira de cada mês, sempre às 18h, na sala de cursos da FCRB. Com entrada franca, no próximo dia 26, está marcada a palestra do ex-senador pelo Rio de Janeiro Saturnino Braga.

Mais um ciclo de palestras ainda está previsto para abril: dia 19, a série "Migrações internacionais" convida Emanuela Farias para falar do documentário que produziu, "Mulheres do Sul Global", que retrata a inserção de mulheres refugiadas no mercado de trabalho por meio da costura. A intenção do evento é promover o debate entre pesquisadores de diferentes formações acadêmicas buscando uma abordagem interdisciplinar sobre as migrações internacionais.

Programação infantil
A fundação também dedica um espaço especialmente desenvolvido para introdução de seus assuntos ao público infantil, com a oferta do site. Na página, é possível conhecer a história do jurista, do Rio de Janeiro e e ainda fazer atividades de jogos e passatempos. Há, inclusive, atividades que podem ser desenvolvidas entre professores e alunos. Uma série especial sobre abolição da escravidão está disponível aqui.

Ainda em seu espaço físico, a Fundação abriga a Biblioteca Infantojuvenil Maria Mazzetti, que disponibiliza de segunda à sexta, das 9h30 às 12h e das 14h às 17h, atividades de estímulo à leitura para jovens e crianças. Todos os meses, neste mesmo local, sempre às 10h, é realizado o projeto "O Prazer da descoberta". Em abril, o homenageado foi o cartunista criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa.

Serviço
Fundação Casa de Rui Barbosa
Endereço: Rua São Clemente, 134 - Botafogo 22260-000 Rio de Janeiro, RJ
Tel.: (21) 3289-8683.
Aberta para acesso ao acervo e realização de pesquisas de segunda a sexta-feira. Usuários que não residem no município do Rio de Janeiro dispõem de um serviço de informação pelo endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Pelo mesmo e-mail, é possível agendar previamente consulta aos acervos e aos arquivísticos. Pode-se obter mais informações também pelo telefone (21) 3289-8666.

Fonte: MinC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31