RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A edição deste sábado (12) do Cine Ciência vai explorar a história do telescópio.

A partir das 16h, a atividade exibe o filme Eyes on the skies, que revela o desenvolvimento histórico, a importância científica, triunfos, dificuldades tecnológicas e também as pessoas por trás da invenção deste importante objeto, desde os tempos de Galileu, culminando nos mais modernos instrumentos dos dias atuais.

Após a exibição, haverá uma palestra com o tema Euforia astronômica com fim melancólico: por que o Brasil não cumpre com seus compromissos em Ciência e Tecnologia?, ministrada pela mestre em matemática da UFRJ, Tatiana Roque e pelo astrofísico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Presidente da Sociedade Astronômica Brasileira, Reinaldo Ramos de Carvalho.

O debate vai abordar como se deu a rápida participação do Brasil no maior consórcio internacional de instrumentação astronômica do mundo, o ESO, sigla em inglês para Observatório Europeu do Sul, e o recente fim devido ao não cumprimento das obrigações esperadas de um Estado membro efetivo desse consórcio. Tendo o caso ESO como ponto de partida, o Cine Ciência vai analisar a conjuntura atual de intensos cortes nos investimentos em Ciência e Tecnologia que vem colocando em risco o futuro da nossa nação.

As senhas começam a ser distribuídas às 15h30, na recepção do Museu, para participação nesta atividade.

Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
Rua General Bruce, 586 - São Cristóvão - Rio de Janeiro
http://www.mast.br
Entrada gratuita

Fonte: MAST

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31