RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Neste domingo, dia 20 de maio, às 15h, ocorrerá a Conversa de Galeria com Vizinho Convidado no MAR.

Gracy Mary Moreira (Foto: divulgação/ MAR)

 

Nesta edição a convidada é Gracy Mary Moreira, que preside e coordena os projetos da Organização Cultural Remanescentes de Tia Ciata. O MAR, sob gestão do Instituto Odeon, dá continuidade às atividades paralelas à exposição 'O RIO DO SAMBA: resistência e reinvenção' com uma programação cultural ampla e contemporânea.

Gracy Mary Moreira é filha de Buci Moreira e bisneta de Tia Ciata, matriarca do samba. Ela representa quatro gerações inseridas no florescimento da cultura afro-brasileira. A frente da Casa da Tia Ciata, ela cumpre a promessa feita ao seu pai, de preservar o legado de sua bisavó e seguir seus passos. A conversa inicia-se no auditório do MAR com a exibição do documentário Tia Ciata (2017) e o lançamento do documentário AKoma – Vibrações de uma Nação (2018).

O Museu de Arte do Rio - MAR
Uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o MAR tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais. Espaço proativo de apoio à educação e à cultura, o museu já nasceu com uma escola – a Escola do Olhar –, cuja proposta museológica é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Brasil e no exterior, conjugando arte e educação a partir do programa curatorial que norteia a instituição. O MAR é gerido pelo Instituto Odeon, uma organização social da Cultura, selecionada pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro por edital público. O museu tem o Grupo Globo como mantenedor, o BNDES como patrocinador da Reserva Técnica, a Repsol como apoiadora da exposição Dja Guata Porã | Rio de Janeiro indígena e a Vale como copatrocinadora de exposição através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A BMA apoia às exposições também através da Lei Rouanet.

A Escola do Olhar tem o Sistema Fecomercio RJ, por meio do Sesc, como parceiro institucional, conta com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Dataprev e One Health via Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A Aliansce apoia as visitas educativas - Partiu MAR via Lei Rouanet. A Verde apoia o programa de Formação com Professores da Escola do Olhar via Lei Rouanet. A Vivo patrocina o programa de cultura MAR de Música 2018 através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O MAR conta também com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31