BAHIA, Salvador - O Museu de Arte da Bahia abrirá ao público no dia 25 de maio sua mais nova exposição: 'Arte de Passagem – Itinerância pela arte contemporânea da Bahia'.

Nesta mostra cada artista expõe um trabalho e durante o evento, estão programadas itinerâncias pelos espaços de criação dos artistas, sempre nas tardes dos sábados. Uma van sairá do museu para circular pelos ateliers, promovendo um encontro inusitado entre o público e os criadores.

Com organização do artista visual Willyams Martins, a exposição conta ainda com a participação de Ana Paula Pessoa, Beth Souza, Daniela Steele, Elias Santos, Milena Oliveira, Rener Rama, Vladmir Oliveira, Rosa Bunchaft e Sandro Pimentel. O projeto foi selecionado no Edital Setorial de Artes Visuais, com apoio financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazemda, e Fundação Cultural e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Segundo Willyams, “a exposição passa a se tornar uma arte transitória a partir do percurso que se faz com os visitantes até o ateliê dos artistas expositores. A visita é para se chegar até onde o artista está, lugar indizível que é o seu ateliê. Ele é o anfitrião, é lá onde encontraremos respostas para melhor conhecer seus temas e poéticas. Quais os propósitos dos artistas? Sua manufatura? Materiais? Quais são as suas apreciações e suas buscas?".

Com esse enfoque, o projeto “Arte de Passagem – itinerância pela arte contemporânea da Bahia”, além da mostra em galeria, busca mapear os artistas, enfatizando seus conceitos, mesmo que seja de caráter “não-histórico”, mas que possa interagir com suas histórias presentes, sua cultura e afetos.

Museu de Arte da Bahia
O Museu de Arte da Bahia integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). É o mais antigo museu do Estado, criado em 1918 no prédio anexo ao Arquivo Público e transferido em 1982 para sua atual sede, no Corredor da Vitória. O seu acervo é constituído por 13.686 peças adquiridas ao longo do tempo, através da compra pelo Estado da Bahia de obras de grandes coleções particulares.

Serviço
Exposição Itinerante 'Arte de Passagem'
Onde: Museu de Arte da Bahia
Quando: 25 de maio a 07 de julho
Terças e Sextas: 13h às 19h
Sábados e domingos: 14 às 18h

Fonte: Secult BA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31