DISTRITO FEDERAL, Brasília - No próximo dia 26, em Ouro Preto (MG), terá início a consolidação de um novo espaço das artes, que vai abrigar objetos de fé de várias partes do mundo.

Foto: divulgação/Coleção Boulieu

Trata-se da restauração do antigo Asilo São Vicente de Paulo, imóvel cedido pela Prefeitura de Ouro Preto, para a implantação do Museu Boulieu – Caminhos da Fé. A obra terá patrocínio da Vale e os recursos, no valor de aproximadamente R$ 6,7 milhões, foram captados via Lei Rouanet. A assinatura da ordem de serviço para o início da restauração acontecerá na antiga Santa Casa de Ouro Preto, às 11h.

Ao longo de 50 anos, o casal franco-brasileiro Maria Helena Boulieu e Jacques Boulieu acumulou um acervo de mais de 1,2 mil peças, constituído por pinturas e esculturas, produzidas no Brasil, Portugal, América Latina (México, Guatemala, Equador, Peru, Colômbia, entre outros) e Ásia (Índia, Ceilão e Filipinas). Essa história de amor às artes começou no início de 1960 e as viagens do casal durante anos resultaram neste acervo original e diverso, que retrata a fé dos habitantes dos diferentes países visitados. Em 2014, os Boulieus doaram todas as peças à Arquidiocese de Mariana. Desde então, se encontram sob a guarda e gestão do Instituto Cultural Brasileiro do Divino Espírito Santo (ICBDES).

O processo de criação e implantação do museu está em tramitação no Ministério da Cultura (MinC) e seus projetos arquitetônico, de museologia e museografia encontram-se em trâmite no Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC). Localizado ao lado do Paço da Misericórdia – Centro de Artes e Fazeres, que fica no antigo prédio da Santa Casa da Misericórdia, o futuro Museu Boulieu – Caminhos da Fé ficará sob a gestão da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e do ICBDES.

O evento que marca o início da obra no imóvel que abrigará o museu vai contar com a presença dos doadores do acervo do Museu, Maria Helena Boulieu e Jacques Boulieu, da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, do Secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo, do Prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, da representante da área de Patrocínios da Vale, Christiana Saldanha, do Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e do Diretor do Instituto Pedra, Luiz Fernando de Almeida, Instituto que está a frente da viabilização do projeto.

Serviço
Ordem de serviço de Restauração do antigo Asilo São Vicente de Paulo para implantação Museu Boulieu
Data: 26 de julho, 11h
Local: Rua Padre Rolim - Antiga Santa Casa de Ouro Preto – MG

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31