BAHIA, Salvador - O Palacete das Artes promove nesta quinta-feira (8), das 17h às 19h, uma homenagem aos 90 anos do artista plástico Sante Scaldaferri, o evento é aberto ao público.

Sante Scaldaferri (Foto: Reprodução)

Na programação haverá uma conferência da escritora Antonella Rita Roscilli, sob o título: “Um grande ítalo-brasileiro: o artista plástico Sante Scaldaferri”, seguida da exibição de dois documentários: “Sante Scaldaferri- A dramaturgia dos sertões”, documentário dirigido por Walter Lima e “Sante Scaldaferri”, documentário dirigido por Cicero Bathomarco.

Filho de italianos que imigraram para a Bahia no final do século XIX, e deram sua contribuição na região de Jequié e na cidade de Salvador, neste ano de 2018, Sante, se vivo fosse, estaria completando noventa anos.

Foi pintor, gravador, tapeceiro, ator, cenógrafo, professor. Deixou um legado multifacetado de grande valor artístico e humano, entre o erudito e o popular. Sobre estas temáticas versará a conferência Um Grande Ítalo-Brasileiro: O Artista Plástico Sante Scaldaferri com a qual Antonella Rita Roscilli, lusitanista e pesquisadora italiana, abrirá a tarde.

Os documentários que serão exibidos abordam, de forma diferente, a obra do saudoso e premiado artista. O conteúdo, a forma, o processo de criação, sua fidelidade à cultura popular do Nordeste, sua permanente preocupação com a contemporaneidade estética e a análise da crítica especializada sobre o seu trabalho, são assuntos que desfilam nos dois filmes, sendo que o último deles tem como ponto de partida a derradeira exposição que o artista fez no Brasil, exatamente no Palacete da Artes, em novembro de 2011.

Escritora e lusitanista italiana, a conferencista Antonella Rita Roscilli. trabalhou por muitos anos na Rai-Radiotelevisione Italiana, empresa de televisão e rádio estatal. Fundou e dirige "Sarapegbe", Revista bilíngüe on-line de Dialogo Internacional. Divulgadora de laços sócio-culturais entre Brasil e Itália, através de palestras e artigos, é autora de obras literárias, entre as quais “Zélia Gattai e a Imigração italiana entre os séculos XIX e XX” (Edufba, 2015). Biógrafa de Zélia Gattai Amado, no Brasil, é Membro Correspondente pela Itália da Academia de Letras da Bahia e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Publicou na Europa vários artigos sobre vida e obra de SanteScaldaferri em revistas.

O Palacete das Artes é um equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), que é uma unidade da Secretaria de Cultura Estado da Bahia. Funciona de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.

Serviço
Homenagem a Sante Scaldaferri
Quando: 08-11(quinta) das 17h às 19h
Onde: Palacete das Artes (IPAC/Secult-BA) Rua da Graça, 284.
Aberto ao público
Mais informações: 71 3117 6987

Fonte: Secult BA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31