RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A primeira-dama do Rio, Silvia Jane Crivella, e o secretário da Casa Civil, Paulo Messina, entregaram nesta quarta-feira, 14 de novembro, no Palácio da Cidade, a Ordem do Mérito Cultural Carioca.

Foto: divulgação (crédito: Edvaldo Reis/Prefeitura do Rio)

Treze personalidades e instituições receberam a condecoração por terem se destacado por contribuições relevantes à cultura da cidade. A Ordem do Mérito Cultural Carioca foi criada este ano pela Prefeitura do Rio.

- Essa medalha não é só um parabéns. É a cidade do Rio de Janeiro dizendo a vocês: 'muito obrigado'. É com muita honra que a cidade concede a primeira série da Ordem do Mérito Cultural. Não é segredo para ninguém o desafio fiscal e a crise financeira que nós enfrentamos, e é nessa hora que vocês brilham – disse Paulo Messina.

Representando o prefeito Marcelo Crivella, a primeira-dama Silvia Jane Crivella destacou que a Cultura continuará valorizada pelo Município.
- A Cultura unifica a cidade, unifica as pessoas – justificou.

Emocionada, a secretária municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, também lembrou os esforços para superar os efeitos da crise financeira:
- Vivemos um momento muito árduo. Se nos faltam recursos para o impacto que desejamos provocar na sociedade, temos o maior recurso, que é ser o humano.

Uma das condecoradas na solenidade foi Adda Di Guimarães, dona da banca de jornal "A Cena Muda", que funciona em Ipanema.
- Ganhar essa medalha é uma honra e um privilégio de ter o trabalho reconhecido - disse Adda, que recebeu a medalha das mãos do seu neto, João.

Também foram homenageados
João Donato, Luciana Rabello, Paulão Sete Cordas, Tia Maria do Jongo, Jessé Andarilho, Edelzuita de Lourdes Santos de Oliveira, Mestre Dionísio, Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), Ponto Cine, Museu do Samba, Música no Museu, e As Marias da Graça.

Os agraciados foram indicados pela própria população carioca, por meio de participação online no site ordemdomeritoculturalcarioca.rio, entre os dias 5 e 26 de outubro. Após mais de 500 indicações, o grupo foi selecionado por uma comissão formada pela secretária municipal de Cultura, pela atriz Camila Amado, pelo produtor cultural Junior Perim e por Elisabeth Manja, representante do Conselho Municipal de Cultura.

A solenidade contou com apresentação da bailarina Ana Botafogo e da porta-bandeira da Portela, Lucinha Nobre. A festa teve ainda apresentação da pianista Maíra Freitas.

Contemplada: Sra. Adda Di Guimarães, dona da banca de jornal "A Cena Muda" - Foto: divulgação (crédito: Edvaldo Reis/Prefeitura do Rio)

Sobre a medalha
A Medalha São Sebastião do Rio de Janeiro da Ordem do Mérito Cultural Carioca foi criada pelo IED – Instituto Europeu de Design, por meio de um concurso interno. A imagem busca sintetizar tanto a beleza natural quanto a construída pelo homem, integrada e inseparável do ambiente. Assim, representa-se uma moldura inspirada nos Arcos da Lapa, aqueduto histórico, símbolo da vida boêmia carioca, onde a atividade cultural é pulsante. No centro da medalha, está o Pão de Açúcar, uma das paisagens mais deslumbrantes da cidade, uma verdadeira obra de arte da natureza. A composição equilibrada entre o Morro do Pão de Açúcar, o Morro da Urca e o Morro da Babilônia é complementada pelo espelho d'água da Baía de Guanabara.

CONHEÇA UM POUCO MAIS DOS CONDECORADOS COM A ORDEM DO MÉRITO CULTURAL CARIOCA 2018
MUSEU DO SAMBA - Instituição pioneira na preservação do samba carioca, com 17 anos de atuação em prol da memória e da difusão dessa importante matriz cultural da cidade.
JOAO DONATO - Compositor e pianista, considerado precursor da Bossa Nova. Ao longo de 70 anos de cadeira, tem sido um renovador da música brasileira, influenciando músicas pelo mundo afora.
LUCIANA RABELLO - Cavaquinista e compositora brasileira, desde 1976 trabalhou em prol da divulgação do choro. É uma das criadoras do projeto Escola Portátil de Música e preside atualmente o Instituto Casa do Choro.
BANCA A CENA MUDA - A banca de revista, localizada em Ipanema, ajuda a preservar a memória cultural da cidade. Especializada em revistas antigas, fornece informação e orientação a quem quer conhecer a cidade e seus personagens.
JESSÉ ANDARILHO - Escritor e agitador cultural, é grande incentivador da leitura entre jovens da periferia da cidade, realizando palestras em escolas e espaços de cultura.
EDELZUITA DE LOURDES SANTOS DE OLIVEIRA - Ela chegou ao Rio de Janeiro há 50 anos e luta pela preservação da cultura afro-brasileira e em defesa das tradições do povo negro da cidade.
INSTITUTO DE PESQUISA E MEMÓRIA PRETOS NOVOS (IPN) - Importante museu de memória, pesquisa e preservação do patrimônio material africano e afro-brasileiro, criado em 2005.
PONTO CINE - Primeira sala popular de cinema digital no Brasil. Tem compromisso com a cultura e com o cinema genuinamente brasileiro. Localizado em Guadalupe, bairro da Zona Norte, o projeto tem modificado a vida dos moradores do lugar, pelo sentimento de autoestima e pertencimento.
PAULÃO 7 CORDAS - Uma das figuras mais representativas do samba carioca, o violinista, arranjador e produtor cultural é uma referência no resgate de nomes tradicionais do gênero.
TIA MARIA DO JONGO - Aos 97 anos, é uma das principais responsáveis pela permanência e transmissão do jongo no morro onde nasceu, fundando ali o Grupo Jongo da Serrinha, em que atua até hoje.
MÚSICA NO MUSEU - Série que realiza concertos gratuitos em vários espaços de cidades brasileiras. A rigorosa seleção de artistas e programas e a oportunidade a músicos brasileiros levou a série, iniciada em 1997, a internacionalizar-se, levando a música brasileira para fora de nossas fronteiras.
MESTRE MANOEL DIONÍSIO - Com 60 anos de dedicação à dança, é um grande incentivador da preservação da simbologia do casal de mestre-sala e porta-bandeira, figuras emblemáticas das escolas de samba.
AS MARIAS DA GRAÇA - Com 27 anos de atuação na área da palhaçaria feminina, o grupo foi pioneiro na abertura de espaço para mulheres em uma profissão antes restrita ao universo masculino.

Fonte: Prefeitura do RJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31