RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O ano de 2018 marcou o início dos trabalhos da equipe de cooperação técnica do projeto de revitalização da Central do Brasil.

Central do Brasil (Foto: Philippe Lima)

A reestruturação deverá dar ênfase em quesitos como segurança, ordem pública, limpeza urbana, paisagismo e ocupação urbanística. O imponente prédio, que abriga o famoso relógio, deverá ser gradativamente recuperado e ter seu uso expandido e modernizado, inclusive com a implantação de um shopping, próximo à gare, além de outras funcionalidades.

Nos últimos meses, o grupo se organizou para diagnosticar as necessidades e pensar sobre as propostas mais viáveis para transformar a região em um moderno hub de transportes, integrando as operações de diversos modais. O programa prevê a requalificação urbana do entorno da gare, como a substituição da rede elétrica pela rede subterrânea e a integração entre os modais BRT, VLT, trem e metrô.

– A Central é o local onde circula o maior número de passageiros de trem, metrô, ônibus e VLT. É preciso realizar uma integração adequada para transformá-la em um dínamo de progresso econômico e social. Será uma região economicamente forte, usando o transporte como um ímã para seu desenvolvimento social. Não só os usuários de transporte público se beneficiarão, como também os moradores do entorno. É esperada uma forte recuperação da área, com incremento no mercado imobiliário, favorecendo a abertura de novas lojas, serviços e lazer – disse o subsecretário de Transportes, Delmo Pinho.

O secretário de Transportes, Rodrigo Vieira, comentou como o Mapa Rio Metropolitano de Transportes pode ajudar nesse processo.

– O Mapa de Transportes, por dar uma visão sistêmica, nos permite avaliar os pontos ideais de integração – explicou o secretário.

Além da Secretaria de Transportes, outras instituições fazem parte do grupo, como a Câmara Metropolitana, secretarias municipais, Coderte (Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado do RJ) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Estímulo para a região
Em 2019, as obras começarão pelos novos terminais, que deverão ser interligados pelo subterrâneo. O fato de o projeto ter o suporte da AFD permite conhecer em detalhes os projetos franceses já concluídos na Europa e no Oriente, internacionalmente reconhecidos, que serão a inspiração para as mudanças, naturalmente adaptados às características e realidades da região.

– Com tal ferramenta, a Prefeitura poderá estabelecer mecanismos para incentivar a construção e a adaptação de habitações na região, o que dará mais vida à área. Há uma lei no Rio de Janeiro que pode estimular quem tem imóveis históricos. Através dessa lei, ao revitalizar o espaço, o proprietário se beneficia com um IPTU menor – explicou Paulo César Costa, diretor da Câmara Metropolitana.

Na Central do Brasil, há dois terminais rodoviários – um municipal e outro intermunicipal –, além das linhas de ônibus que passam pela Avenida Presidente Vargas, das três linhas de VLT, que cortam grande parte do Centro do Rio, das linhas do Metrô e dos trens da SuperVia.

A Central é uma das mais antigas estações ferroviárias do Brasil.

Fonte: Prefeitura do RJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31