SÃO PAULO, São Paulo - Com abertura da nova exposição sobre design 'Architecture for Dogs: Arquitetura para cães' e a mostra sobre cerâmica de Ohi Chozaemon XI, janeiro promete ser um mês especial na JAPAN HOUSE São Paulo.

Crédito: Estúdio W0W

O centro cultural apresenta também música ao vivo com o baterista japonês Masa e palestras especiais com renomados profissionais da área criativa. O designer Kenya Hara e a consultora Julia Huang, da Imprint Venture Lab, realizam um bate-papo sobre as novas relações da arquitetura partindo da mostra Architecture for Dogs: Arquitetura para cães. A programação de janeiro é concluída com uma palestra com estúdio japonês W0W sobre inovação criativa.

Abaixo a agenda completa
+ Novo olhar para arquitetura e design: Exposição ARCHITECTURE FOR DOGS: ARQUITETURA PARA CÃES + PALESTRA COM KENYA HARA
De 19 de janeiro a 07 de abril, a JAPAN HOUSE São Paulo apresenta um novo viés da arquitetura e do design na exposição Architecture for Dogs: Arquitetura para cães com curadoria do designer japonês Kenya Hara. A mostra apresenta, por meio do trabalho de renomados profissionais das áreas, irreverentes e conceituais casas de cachorros em um pioneiro exercício de escala que leva em conta as atuais relações da sociedade com seus animais de estimação.

Com passagens pelos Estados Unidos, Japão e China, esta é a primeira exibição no Brasil e inclui projeto inédito feito pelo escritório brasileiro FGMF. Para aprofundar o tema da exposição, no dia 19 de janeiro, às 15h, acontece uma palestra especial com o designer Kenya Hara sobre a concepção e o desenvolvimento do projeto, além de trazer um panorama sobre as novas relações da arquitetura. A palestra contará ainda com a participação de Julia Huang, da Imprint Venture Lab, empresa que organizou a iniciativa Architecture for Dogs.

+ Performance musical para o domingo na paulista: BATERISTA JAPONÊS MASA
Já no domingo, dia 20 de janeiro, a Fundação Japão, com a colaboração da JAPAN HOUSE São Paulo, promove duas apresentações do baterista japonês Masamichi Kato - conhecido como Masa - para quem estiver aproveitando a Avenida Paulista aberta para pedestres. O artista tornou-se popular no Japão após introduzir o conceito de "podemos curtir música sem gastar dinheiro". Interessado por performances urbanas, Masa começou sua carreira em 2012, tocando nas ruas de Melbourne, na Austrália. Quando retornou ao Japão, deu início à sua "jornada da bateria de baldes", viajando pelas 47 províncias japonesas pegando caronas e tocando nas ruas das cidades. As performances musicais acontecem às 11h e 15h, na área externa da JAPAN HOUSE São Paulo.

+ Esquenta para os dois anos: PALESTRA SOBRE INOVAÇÃO CRIATIVA COM O ESTÚDIO W0W
Dentro da programação de dois anos da JAPAN HOUSE São Paulo, o estúdio japonês de inovação criativa W0W chega à São Paulo. O coletivo será responsável pela próxima exposição do centro cultural durante a comemoração, mas antes, dia 22 de janeiro, às 18h, o diretor criativo Oho Kosuke ministra palestra especial sobre a evolução do estúdio nos últimos 20 anos, projetos já realizados, além de toda a expertise na área inventiva. Baseado em Tóquio, Sendai e São Francisco, o W0W está envolvido no amplo campo da arte e do design, tendo no currículo parcerias com renomadas empresas internacionais de atuações diversas como Shiseido, Uniqlo e Pokémon.

+ Mergulho na arte da Cerâmica e do Kogei: EXPOSIÇÃO SOBRE OHI CHOZAEMON XI
De 24 a 27 janeiro, o Consulado Geral do Japão em São Paulo apresenta, na JAPAN HOUSE São Paulo, a exposição "A espiritualidade que vive na cerimônia de chá japonesa e no KOGEI" sobre o trabalho do renomado ceramista japonês Ohi Chozaemon XI. Realizada no 1º andar, a mostra apresenta algumas cerâmicas feitas pelo artesão, bem como painéis fotográficos que ilustram a beleza de sua trajetória. Mestre em artes plásticas pela Universidade de Boston, o ceramista Ohi nasceu na cidade de Kanazawa, província de Ishikawa. Faz parte da 11ª geração da família que há 350 anos sucede o tradicional Kogei. Hoje, se dedica ao treinamento de jovens artistas com o objetivo de expandir o conceito de Kogei.

Além da exposição, no dia 27 de janeiro, às 15h, Ohi Chozaemon XI realiza uma palestra abordando este universo da cultura japonesa, que tem vivido da ideia de "DO" como "SA-DO", cerimônia de chá, ou como "KA-DO", arranjo de flores. Nos dias antigos, combinavam-se os ensinamentos de Feng Shui, Xintoísmo, Budismo e Zen. O ato do homem criar algo, acompanhado pela espiritualidade de seus antepassados, tem sido expresso como Kogei.

Projeto Mount Pug por Kengo Kuma (Crédito: Hiroshi Yoda)

Architecture for Dogs: Arquitetura para cães
De 19 de janeiro a 7 de abril de 2019
Entrada gratuita

Palestra com Kenya Hara e Julia Huang
Quando: 19 de janeiro, às 15h
Entrada gratuita
Senhas disponíveis uma hora antes da palestra devem ser retiradas na recepção.
Tradução simultânea para o português

Performance Musical Bucket Drummer MASA
Quando: 20 de janeiro, às 11h e 15h
Entrada gratuita

Palestra com o Estúdio Criativo W0W
Quando: 22 de janeiro, às 18h
Entrada gratuita
Senhas disponíveis uma hora antes da palestra devem ser retiradas na recepção.
Tradução simultânea para o português

Exposição 'A espiritualidade que vive na cerimônia de chá japonesa e no KOGEI' de Ohi Chozaemon XI
De 24 a 27 de janeiro de 2019
Primeiro andar
Entrada gratuita
Palestra "A espiritualidade que vive na cerimônia de chá japonesa e no KOGEI" com Ohi Chozaemon XI
Quando: 19 de janeiro, às 15h
Entrada gratuita
Senhas disponíveis uma hora antes da palestra devem ser retiradas na recepção.
Tradução consecutiva para o português

OHI TOSHIO CHOZAEMON XI (Foto: divulgação)

JAPAN HOUSE São Paulo
Avenida Paulista, 52 - SP
Horário de funcionamento
Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita
Proibida a entrada de animais de estimação
Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/

Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo
A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de um milhão de visitantes.

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31