RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O Museu de Arte do Rio – MAR, sob gestão do Instituto Odeon, recebe uma , no dia 9 de fevereiro (sábado), dedicada ao samba.

Foto: divulgação

As atividades terão início às 10h, com um debate sobre o enredo da Portela para o Carnaval 2019, que contará com a participação da carnavalesca Rosa Magalhães, do escritor e jornalista Vagner Fernandes, do presidente do Conselho Deliberativo e um dos autores do samba enredo, Fábio Pavão, e do presidente do G.R.E.S., Luis Carlos Magalhães, que mediará a conversa.

Após o bate-papo, haverá sessão de autógrafos do livro “E vai rolar a festa..." (2018), de Rosa Magalhães. A obra é um relato sobre sua experiência de criar e produzir a festa de encerramento das Olimpíadas Rio 2016 e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007 – evento pelo qual foi premiada com o Emmy de “Melhor Figurino”.

Ao longo do dia serão realizadas visitas mediadas à exposição "O Rio do samba: resistência e reinvenção", sessão de cinema com os filmes do coletivo Por Telas e oficinas de surdo. A programação encerra com uma roda de samba comandada pelo Samba dos Crias, grupo formado pelos ritmistas da Portela, as 16h30.

Programação completa
10h - Debate sobre enredo com Rosa Magalhães, Fabio Pavão e Vagner Fernandes | Mediação: Luis Carlos Magalhães.
Local: Pavilhão de exposições

10h30 - Sessão de autógrafos do livro “E vai rolar a festa..." (2018), de Rosa Magalhães.
Local: Pavilhão de exposições

11h - Visita mediada à exposição "O Rio do samba: resistência e reinvenção".
Local: Pavilhão de exposições

12h às 14h - Pausa para o almoço

14h - Visita mediada à exposição "O Rio do samba: resistência e reinvenção".
Local: Pavilhão de exposições

14h30 - CineSamba - Serão exibidos os filmes Por Telas: "Um Craque Esquecido", "Do Samba ao Sample: Entre duas Culturas" e "Procuram-se Mulheres". Além disso, teremos a exibição do documentário originado a partir da criação do Perímetro Cultural.
Local: Auditório

14h30 - Oficina de surdo com os mestres do Samba dos Crias.
Inscrições em http://bit.ly/OficinaSambaDosCrias
Local: Pavilhão de exposições

15h30 - Debate com os diretores Cecília Rabello, idealizadora do Por Telas, Vereador Reimont e Rogério Rodrigues, idealizador do Perímetro.
Local: Auditório

16h30 - Encerramento com roda de samba comandada pelo Samba dos Crias.
Local: Pilotis

O Museu de Arte do Rio – MAR
Uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o MAR tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais. Espaço proativo de apoio à educação e à cultura, o museu já nasceu com uma escola – a Escola do Olhar –, cuja proposta museológica é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Brasil e no exterior, conjugando arte e educação com base no programa curatorial que norteia a instituição.

O MAR é gerido pelo Instituto Odeon, uma organização social da Cultura, selecionada pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro por edital público. O museu tem o Grupo Globo como mantenedor e a Equinor como patrocinadora master de exposições por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A Escola do Olhar conta com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Dataprev, TNA, In Press e BNY Mellon por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. O MAR conta também com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização da Fundação Roberto Marinho, do Ministério da Cidadania e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31