ALAGOAS, Maceió - Na próxima quarta-feira, dia 13 de fevereiro, a partir das 14h, a Galeria Gamma inaugura a primeira exposição coletiva de sua pauta para o ano de 2019.

Intitulada 'Ritmo', a mostra apresentará obras de três brilhantes nomes da arte naïf no Estado de Alagoas, são eles: Tânia Pedrosa, Lula Nogueira e Max Ramires.

A arte naïf, também chamada arte ingênua, é aquela na qual artistas se expressam de forma espontânea e instintiva, sem escolas ou orientações, e se caracteriza pela ausência das técnicas usuais de representação. As cores brilhantes e alegres, o gosto pela descrição minuciosa, e a presença de elementos do universo onírico são alguns dos traços considerados típicos dessa modalidade artística.

As obras que compõe a exposição trazem como fonte de inspiração a iconografia popular de Alagoas, os antigos costumes, as festividades populares, a fé e a religiosidade. Toda esta energia do imaginário popular é traduzida pelos artistas no ritmo dos traços, das cores e das histórias contadas através das telas.

A exposição 'Ritmo' também marca a retomada do projeto 'Arte na Cabeça', criado pela Galeria Gamma e realizado no período do Carnaval de 2015 e 2016, trazendo adereços de cabeça e tiaras de carnaval confeccionadas por um artista convidado. A nova coleção de 2019 será assinada pelas artistas Vera Gamma, Marta Emília e Fernanda Brêda, e estarão disponíveis para aquisição no pavimento superior da Galeria.

Sobre os artistas
Tânia Maya Pedrosa
Tânia de Maya Pedrosa nasceu em 1933 em Maceió, Alagoas. Formada em Direito, cursou Letras (Francês) e fez vários cursos de literatura e artes em geral. Pintora naïf, foi várias vezes premiada, participou e foi curadora de várias exposições no Brasil, na França e na Suíça. Tem obras expostas em museus e embaixadas e tem sido citada por seu trabalho em diversas publicações especiais. Tem uma vida cultural intensa e já escreveu diversos artigos para revistas e publicações variadas. Dedicou-se à pesquisa, é colecionadora de arte popular norte-nordestina e já publicou dois livros a respeito - Arte Alagoas I e II – e atualmente possui um dos acervos particulares mais representativos de arte popular nordestina

Lula Nogueira
Nascido em 1960, Luís Nogueira Gomes, mais conhecido como Lula Nogueira, nasceu em Maceió, Alagoas. Formado em Desenho Arquitetônico, desde pequeno sempre gostou de retratar as cenas e paisagens do interior que presenciava em Viçosa e Branquinha. Durante a juventude teve aulas de pintura com os mestres Vânia Lima e Pierre Chalita e logo aos 20 anos participou de sua primeira exposição coletiva. Como historiador pictórico utiliza tintas, pincéis e cores, retratando Maceió a partir de suas memórias e reflexões, influenciadas por sua trajetória artística, que vem desde a década de 80, enquanto agitador cultural. Participou de exposições no Rio de Janeiro e recebeu premiações no Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil.

Max Ramires
Natural de Maceió, o advogado alagoano Max Ramires de Almeida, que nasceu em 15 de maio de 1959, é artista plástico, pintor e escultor que faz uso de materiais diversos - convencionais e reciclados - em suas produções artísticas. Apreciador da arte desde a infância, ele começou a se dedicar as atividades artísticas a partir de 2015, após ser estimulado ao ajudar a filha em um trabalho escolar que fazia uso das técnicas de pintura e confecção de escultura em papel machê. Assim, ao longo deste processo, o qual dedicou horas de estudos e produções, o artista aperfeiçoou técnicas e estabeleceu uma linguagem própria que o levou a receber convites para participar de importantes eventos artísticos do cenário nacional.

Obra de Lula Nogueira (Foto: divulgação)

Serviço
Exposição coletiva 'Ritmo' de Tânia Pedrosa, Lula Nogueira e Max Ramires
Abertura: 13 de fevereiro das 14h às 20h
Visitação: 14 de fevereiro a 15 de março de 2019
Local: Galeria Gamma (Av. Luiz Ramalho de Castro, 899 - Jatiúca, Maceió – AL)
Horário: Segunda à sexta, das 14h às 19h e Sábados, das 9h às 13h
Informações: (82) 3377-3979 / (82) 98155-6175 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Entrada Gratuita

Galeria Gamma
Av. Luiz Ramalho de Castro. 899 | Jatiúca
Maceió - AL | Fone: (82) 3377.3979
Instagram: @galeriagamma | @fb.com/galeriagamma

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31