DISTRITO FEDERAL, Brasília - Do piano ao tamborim. A música de Heitor Villa-Lobos será tema do desfile da escola de samba carioca Pimpolhos da Grande Rio no carnaval de 2019.

Com o enredo “Carnaval das Crianças”, uma homenagem à obra de mesmo título do compositor, a escola levará mil crianças à Sapucaí. Para fazer bonito na avenida, os carnavalescos mirins realizam um ensaio aberto nesta terça (19), às 14h, no Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro.

O tema foi proposto à agremiação pelo Museu Villa-Lobos, em conjunto com o Museu Nacional de Belas Artes – ambos administrados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cidadania. “A iniciativa de representar esta obra em um desfile de escola de samba mirim valoriza dois elementos importantes da obra de Villa-Lobos: a referência às tradições populares da cultura brasileira e a importância da educação musical na formação de crianças e jovens”, explica a diretora do Museu Villa-Lobos, Claudia Castro.

Em 2019, o “Carnaval das Crianças” celebra 100 anos. De acordo com Claudia, a composição foi considerada ideal para se trabalhar como um material pedagógico e, também, para ser apresentada em uma exposição. O projeto com a escola de samba teve início em 2018, com oficinas sobre o repertório do compositor Villa-Lobos, e teve como resultado a construção do próprio samba-enredo. “Nós passamos o ano trabalhando com a Pimpolhos, escola de samba mirim, para elaborar o samba-enredo. Ele foi composto em rodas de composição que ocorreram no próprio museu”, lembra a diretora.

O refrão do samba-enredo (“Tuhu, Tuhu, nosso trem já vai partir”), por exemplo, foi criado numa roda formada pelos músicos da Pimpolhos e do Museu Villa-Lobos e faz referência ao apelido de infância do compositor, que se encantava com o som das locomotivas. O enredo “Carnaval das Crianças Brasileiras de Heitor Villa-Lobos” já pode ser ouvido on-line, na plataforma SoundCloud.

Na comissão de frente – preparada pelo projeto Balé no Samba – da escola, o público irá conhecer personagens ligados ao universo musical de Villa-Lobos, como a Pierrette, o Dominozinho, o Trapeirozinho e o Mascarado Mignon. O enredo também apresenta figuras do folclore brasileiro presentes no trabalho do maestro. A apresentação no Sambódromo do Rio de Janeiro será no dia 5 de março, data em que se completa 132 anos de nascimento do maestro.

“Carnaval das Crianças” é um conjunto de oito peças para piano solo escrito em 1919. Mais tarde, em 1929, o compositor reutilizou os temas na sua fantasia para piano e orquestra “Momoprecoce” e, em 1932, no balé “Caixinha de Boas Festas”.

Exposições
A obra “Carnaval das Crianças” também serviu como inspiração para desenhos de Emiliano Di Cavalcanti (1897 – 1976), que, a pedido de Villa-Lobos, elaborou figurinos e cenários para transformá-la em um balé. À época, apesar do estilo modernista, Di Cavalcanti ainda não era famoso. Os desenhos originais dele fazem parte do acervo do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e irão ganhar exposição comemorativa no MNBA, que será aberta no próximo dia 19 de março.

“O cerne da exposição é o conjunto de obras que pertenciam ao Villa-Lobos e outras que dialogam com ela. Elas foram vendidas e, na década de 1980, foram doadas ao museu (Nacional de Belas Artes). São os desenhos originais, raríssimos, muito delicados e que falam um pouco do Carnaval de antigamente”, explica a diretora do Museu de Belas Artes, Monica Xexéo.

Já a partir do dia 2 de maio, o Museu Villa-Lobos também fará uma exposição sobre a obra “Carnaval das Crianças”, incluindo figurinos usados no desfile da Pimpolhos e uma animação que conta como foi o processo criativo. “A exposição terá curadoria da musicóloga Maria Alice Volpi. Ela vai estar dedicada à vida e obra de Villa-Lobos, celebrando o menino no compositor”, conta a diretora do museu, Claudia de Castro.

Serviço
Ensaio aberto da agremiação Pimpolhos da Grande Rio (mirim)
Data: 19 de fevereiro
Horário: 14h
Local: Museu Villa-Lobos
Endereço: R. Sorocaba, 200 – Botafogo, Rio de Janeiro (RJ)

Desfile de Carnaval
Data: 5 de março
Horário: 20h (horário previsto para a entrada da Pimpolhos. O desfile das escolas de samba mirins começa às 17:30)
Local: Sambódromo do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Marquês de Sapucaí – Santo Cristo – RJ

Exposição 'Carnaval das Crianças'
Data: De 19 de março a 19 de maio
Horário: A confirmar
Local: Museu Nacional de Belas Artes
Endereço: Av. Rio Branco, 199 – Centro do Rio de Janeiro

Exposição sobre o processo criativo do carnaval
Data: A partir de 2 de maio
Horário: A confirmar
Local: Museu Villa-Lobos
Endereço: R. Sorocaba, 200 – Botafogo, Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Assessoria de Comunicação/Secretaria Especial da Cultura/Ministério da Cidadania (Com informações do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31