RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou várias atrações gratuitas para o público se divertir neste sábado (13) e domingo (14).

Foto: divulgação/MAST

Voltadas para crianças, jovens e adultos, as atividades são oferecidas em um ambiente de interação e exploração, onde é possível, por exemplo, conhecer o céu dentro de uma cúpula inflável ou observando através de uma luneta centenária!

A dica é chegar a partir das 14h, para conhecer as exposições permanentes do MAST. Entre os destaques está a mostra Faz Tempo, que conta de maneira criativa e interativa, como o tema está presente, não somente nas diferentes áreas do conhecimento, mas também na literatura, na música e na poesia. Instalada em dois pavilhões do Campus do MAST - o da Luneta Equatorial 21 e o do Circulo Meridiano de Gautier - tem entre as curiosidades surpreendentes um 'extraterrestre' de verdade: um meteorito que é mais antigo do que a própria Terra.

E já que estamos falando de tempo, já pensou o que você faria se todos os relógios do mundo parassem? Pois às 16h a oficina AstroMania traz uma atividade investigativa sobre a natureza do tempo com o tema O tic sem o tac: o mistério dos relógios quebrados. Os participantes vão desbravar o museu interagindo com personagens infantis que darão pistas para resolver um enigma sobre os instrumentos que ajudam a medir o tempo.

Já no fim do dia, às 17h30, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Para orientar os visitantes, nossos astrônomos e mediadores realizam a breve palestra chamada 'Céu do Mês' para apresentar ao público o que está visível para a observação. Logo após, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21 cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas.

No domingo, é dia de Planetário Inflável Digital! Dentro de cúpula inflável, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. Conduzidas por mediadores do MAST, as sessões às 15h e 17h, terão como tema nesse domingo A Primeira Imagem de um Buraco Negro. Na última quarta-feira, 10 de abril, foi divulgado o primeiro registro real de um buraco negro. Esta façanha (que não é exatamente uma fotografia, mas imagem reconstruída por meio de ondas de rádio) foi obtida pela Fundação Nacional da Ciência (agência do governo estadunidense NSF, National Science Foundation) que se juntou a agências do leste da Ásia para utilizar uma rede de oito telescópios ao redor do mundo, batizada de Event Horizon Telescope (Telescópio de Horizonte de Eventos ou EHT). Os planetaristas do MAST vão contar como é possível "registrar" um objeto que "absorve" a luz, que tipo de câmera os astrônomos usaram e onde está localizado o referido buraco negro.

Às 15h40 é hora de aprender dicas para fotografar o céu na Oficina de Astrofotografia Amadora. Os participantes vão poder acoplar em seus aparelhos celulares um telescópio para registrar imagens do planetas, do Sol e da Lua! Os participantes também vão conhecer um pouco da história da Astrofotografia, ver algumas fotos profissionais, além de aprender técnicas básicas para serem utilizadas em celular, ou em tablet ou mesmo em pequenas câmeras digitais. A atividade será ministrada por Igor Salmito, planetarista do MAST, que também dará dicas de aplicativos e equipamentos usados para a captura da foto, a exemplo do aplicativo Stellarium. As vagas são limitadas! Para participar, o interessado deve enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Serviço
FIM DE SEMANA NO MAST
Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229

SÁBADO 13/04 - Funcionamento do Museu: das 14h às 19h
Visita às exposições internas do Museu de Astronomia
AstroMania: 'O tic sem o tac: o mistério dos relógios quebrados'- 16h
Programa de Observação do Céu - das 17h30 às 20h

DOMINGO 14/04 04 - Funcionamento do Museu: das 14h às 18h
Visita às exposições internas do Museu de Astronomia
Planetário Inflável - 15h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)
Oficina de Astrofotografia Amadora - 15h40
GRÁTIS
Mais informações em www.mast.br/museu

Fonte: MAST

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31