DISTRITO FEDERAL, Brasília - Um exemplar do Catálogo 'Raisonné', de Candido Portinari, foi doado ao Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, vinculado ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Secretário Henrique Pires (esquerda) entregou ao reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Hallal (direita) o catálogo “Raisonné”, de Candido Portinari (Foto: Ronaldo Caldas/Ministério da Cidadania)

A doação foi feita pelo secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, diretamente ao reitor da universidade, Pedro Hallal, nesta terça-feira (14), em Brasília.

Lançado por João Cândido Portinari, filho do consagrado pintor, o catálogo, produzido com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, representa a mais completa referência sobre a obra do artista, com imagens, cartas e milhares de documentos. Resultado de um trabalho de 25 anos, o catálogo reúne 4.991 obras autênticas e mais de 30 mil documentos em cinco volumes impressos, além de um CD-ROM com todos os índices, matérias de apoio à leitura e estudo, textos avulsos e a possibilidade de o usuário fazer pesquisas por tema, data e título.

Patrimônio
No encontro com o reitor da universidade, Henrique Pires reforçou o compromisso do Ministério da Cidadania, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com a reforma do Grande Hotel, doado à UFPel em 2011. Tombado em âmbito municipal desde 1986, o local também é tombado nacionalmente pelo Iphan, integrando os bens que compõem o Conjunto Histórico de Pelotas.

Um dos cartões postais da cidade, o prédio conta com porão, andar térreo, três pavimentos superiores e um pequeno terraço, totalizando 4.300 m². No local, funciona o curso de Hotelaria da universidade. A partir da reforma com recursos federais, o antigo hotel deverá ser transformado em um hotel-escola. O investimento ainda irá potencializar o turismo no município e entorno, fomentando a economia criativa e o desenvolvimento social da região.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Secretaria Especial da Cultura/ Ministério da Cidadania

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31