DISTRITO FEDERAL, Brasília - O Museu Regional de Caeté reabrirá ao público após seis anos fechado para visitação.

As obras de requalificação do Museu contemplaram tanto a restauração integral do sobrado quanto das áreas anexas (Foto: Ibram)

A reabertura do Museu ocorrerá neste sábado (18), às 14h30, em um evento público. A cerimônia de abertura faz parte da programação da 17ª Semana Nacional de Museus e coincidirá com o Dia Internacional dos museus, data em que museus do mundo inteiro celebram e promovem diversas atividades.

Em outubro 2012, o Museu Regional de Caeté, que é gerido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cidadania, teve de ser fechado para visitação do seu prédio principal devido a problemas estruturais. Após passar por uma intervenção emergencial em 2013/2014, as obras de restauração integral iniciaram-se em 2016 e foram custeadas pelo Fundo Nacional da Cultura (FNC), com um valor aproximado de R$ 2,7 milhões.

As obras de requalificação do Museu contemplaram tanto a restauração integral do sobrado quanto das áreas anexas, dotando o museu de uma reserva técnica, projeto de prevenção e combate a incêndio, equipamentos de Circuito Fechado de TV, alarme e proteção contra descargas elétricas, além da instalação de um elevador para atender pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

O edifício que o Museu Regional de Caeté está abrigado é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). Trata-se de um belo sobrado de dois pavimentos construído em fins do século XVIII, valorizado pela presença de casas térreas vizinhas e pelos afastamentos laterais, que lhe conferem grande imponência.

O edifício que o Museu Regional de Caeté está abrigado é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan)

A sua exposição, que foi toda modernizada para reabertura, conta a história de formação da região de Caeté, passando pela religiosidade da região e ambientações do modo de vida dos séculos XVIII e XIX. O grande destaque da exposição está na montagem quase completa da capela de São Manoel do Peti, cujo prédio foi inundado por barragem da Cemig na década de 1940.

O Museu Regional de Caeté fica na Rua Doutor Israel Pinheiro, 176, no Centro do município de Caeté, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Fonte: Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)/ Ministério da Cidadania

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31