DISTRITO FEDERAL, Brasília - As mestras do Carimbó Claudete Barroso e Raimunda Carvalho (Mestra Bigica) do grupo Sereia do Mar, de Marapanim (PA), estarão participando do projeto 'Um dedo de prosa', promovido pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CNFCP-Iphan).


Mestra Claudete tocando carimbó (Crédito: Neire Rocha)

Aberto ao público, no próximo dia 13 de setembro, às 16h, a roda de conversa terá como tema essa manifestação cultural paraense em função da exposição em cartaz na Sala do Artista Popular sobre instrumentos e artesanatos do Carimbó. O objetivo do projeto é promover debates sobre temas no campo da cultura popular.

A roda de conversa será mediada pela chefe do Setor de Pesquisa do CNFCP-Iphan, Elizabeth Costa. A iniciativa surgiu de uma reivindicação das mestras, devido à necessidade de discutir o papel da mulher no Carimbó. O grupo Sereias do Mar, fundado há mais de 20 anos na zona rural de Marapanim, e que tem a mestra Bigica como uma de suas fundadoras, é bastante significativo na cena do Carimbó, sendo composto e articulado por mulheres que cantam, tocam e dançam. Desde então, elas vêm protagonizando uma importante discussão sobre a importância das mulheres nessa manifestação e na cultura popular de modo geral.

Ao fim da conversa, as mestras realizarão uma roda de Carimbó com a participação de Silvan Galvão, mestre de Carimbó do Oeste do Pará, que, através do grupo Carimbloco, criado e conduzido por ele, tem difundido a cultura popular paraense no Rio de Janeiro.

Serviço
Um dedo de prosa – roda de conversa com mestras do Carimbó e roda de Carimbó
Dias e horário: 13 de setembro, das 16h às 19h
Local: Sala Multimídia do Museu de Folclore Edison Carneiro
Rua do Catete, 179, Catete, Rio de Janeiro/RJ
Entrada franca, sujeita à lotação do espaço

Contato
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Setor de Difusão Cultural
Tel.: (21)3826-4322

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31