RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - No Dia 12 de outubro a memória destas 3 décadas será celebrada através de muita contação de histórias, jogos da memória sobre a história do CCBB e lanche para criançada, com bolo, guaraná natural e algodão doce! A programação é gratuita neste dia para todas os eventos


Foto: divulgação

No mês de outubro, o Programa CCBB Educativo – Arte & Educação celebra os 30 anos do CCBB com visitas patrimoniais, oficinas de criação para bebês, crianças e suas famílias, jogo da memória e muitas atividades gratuitas para todas as idades.

Para dar a largada, a programação começa com mais uma edição de "Processos Compartilhados", um curso que aborda aspectos da concepção, desenvolvimento e execução de processos de criação, voltado para artistas, educadores, críticos, curadores e pessoas interessadas na arte e produção cultural.

A atividade será consuzida pela educadora e pesquisadora, Natalia Nichols, no dia 02 de outubro, quarta-feira, às 16h, no 1º andar, onde ficam as salas do CCBB Educativo. Nesta edição, Natalia compartilhará processos de criação de objetos de mediação em exposições de arte, especialmente com foco em mediação com crianças.

Natalia Nichols é formada em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestranda do Programa de Pós-graduação em História da Arte da mesma. Coordenou a equipe do educativo da exposição "Luz com Trevas", do artista Cabelo e de curadoria de Lisette Lagnado no BNDES em 2017. Nos últimos 4 anos atuou como Educadora de Projetos no Museu de Arte do Rio, onde desenvolveu uma prática de criação de dispositivos artísticos-pedagógicos de mediação com diferentes públicos. Os interessados poderão fazer suas inscrições por formulário online: www.ccbbeducativo.com.

LUGAR DE CRIAÇÃO - COMO NASCE UMA OBRA DE ARTE?
No primeiro fim de semana de outubro, dias 05 e 06 (sábado e domingo), o Lugar de Criação – Como nasce uma obra de arte? se inspira na exposição do artista Ai Weiwei, para ensinar crianças e suas família a construir coletivamente diversos objetos e estruturas arquitetônicas que compõem uma cidade. Titulado 'Construção para Construção', a atividade é conduzida pelos arte educadores do CCBB Educativo, que contarão para o público como as obras do artista Ai Weiwei mostram que é possível usar qualquer objeto para construir outras estruturas – colunas, cubos ou esculturas gigantes.

TROCAÇÃO DE HISTÓRIAS NO CCBB RIO
No dia 12 de outubro, Dia da Criança e aniversário dos 30 anos do CCBB acontece a abertura da grande exposição do ano "Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade". A mostra trará 140 peças, entre esculturas, pinturas, objetos litúrgicos, sarcófagos e até uma múmia, vindos do Museu Egípcio de Turim, segundo maior acervo egípcio do mundo Haverá muita contação de histórias no CCBB, apresentadas pelos educadores do Programa CCBB Educativo e ao final será oferecido um lanche para a criançada participar da celebração, com bolo, guaraná natural e algodão doce. A programação é gratuita neste dia para todas as atividades.

Por ocasião dos 30 anos, nos dias 12 e 13 de outubro, o público será convidado a revisitar o prédio do CCBB, o acervo coletivo de objetos, histórias e imagens criados para a ocasião, e assim reviver sua história: desde sua inauguração em 1906 como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, mais tarde como sede do Banco do Brasil, e desde 1989 até hoje, como sede original do Centro Cultural Banco do Brasil.

A partir do dia 14 de outubro serão oferecidas as visitas mediadas para a exposição 'Egito Antigo: do cotidiano à eternidade', que entra em cartaz no mês de outubro. De quarta a segunda , às 12h e 18h com duração de uma hora e capacidade para 20 pessoas. Nesta visita, os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB.

No mesmo dia 14, às 16h acontece o Múltiplo Ancestral - Baile dançante Arrastapezinho, um baile dançante para toda a família, cujo repertório musical é apresentado pelo coletivo Arrastapezinho, de forma costurada por uma contação de histórias. A narrativa, que começa na busca de um amor para Toinho e culmina num casamento na roça, evoca canções de consagrados compositores e intérpretes de origem nordestina, com foco no forró e seus desdobramentos: o galope da quadrilha, o xote, o baião e o côco de roda.

Arrastapezinho é um projeto de música e cultura popular focado na contação de histórias, idealizado por Carol Gomes, musicista e professora de música dedicada à primeira infância. Nesta edição, Gomes estará acompanhada pela sanfona de Antônio Ziviani, músico e professor de música no ensino fundamental, e pelas percussões do ator, professor e músico Tiago Batistone.

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público e mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. Alia a tradição oral, o afeto e olhares sobre o material e o imaterial, fortalecendo a relação dos diferentes sujeitos com situações caracterizadas pela diversidade.


Trocação de Histórias no CCBB Rio (Foto: divulgação)


Nos dias 17, 18 e 19 de outubro, a Semana do Educador 'Egito Antigo: do cotidiano à eternidade' convida professores e educadores a serem os primeiros a visitar as exposições do CCBB! Neste encontro haverá uma visita exclusiva para professores e educadores à exposição 'Egito Antigo: do cotidiano à eternidade', que será inaugurada no dia 12 de outubro. Ao final de cada encontro, serão sorteados viagens gratuitas nos ônibus do CCBB para escolas, instituições públicas e ONGs para o mês de novembro de 2019.

O Curso Transversalidades de outubro, na ocasião do 30º aniversário do CCBB acontece no dia 25 de outubro – 15h, com Mara Pereira dos Santos, que é doutoranda em Educação e Mestre em Artes, e trabalhou como educadora em diferentes museus e centros de artes, entre eles o CCBB, o Centro de Artes Hélio Oiticica e o Museu de Arte do Rio e coordenadora de educação na Biblioteca Parque Estadual e Fundação Eva Klabin.

O Transversalidades é voltado para professores e educadores, que abordam temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições, às urgências e reflexões cotidianas. Ao final do encontro, os participantes concorrem ao sorteio de viagens gratuitas nos ônibus do CCBB para escolas, instituições públicas e ONGs para o mês de novembro de 2019.

É destaque também do mês, a atividade Extra – Ai Weiwei para Bebês, no dia 24 de outubro, às 10h. Oficina especial para bebês de 4 meses até 2 anos e 11 meses de idade com seus responsáveis, oferecendo atividades com objetos relacionais para bebês em nosso espaço e uma visita à exposição 'Ai Weiwei – Raiz'. A atividade está dividida em dois grupos, um grupo de 10 bebês que andam e outro de 10 bebês de colo. Cada grupo participará de dois momentos com nossos educadores: nas galerias da exposição e no laboratório construído especialmente para a atividade. Não será permitida a participação após o início da atividade. As oficinas tem duração de 1h30 e capacidade para 20 bebês mais acompanhantes (10 bebês que andam e 10 bebês de colo). A atividade acontece no 1º andar, na sala do Programa Educativo. As inscrição são por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com.

Nos dias 19 e 20 de outubro, sábado e domingo, o Lugar de Criação – Trocação de Histórias, em colaboração com a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional convidará o público para uma viagem imaginária ao Egito Antigo, com o 'O Mito de Osíris'. Será uma volta ao túnel do tempo de Osíris, a primeira múmia e, por meio de uma brincadeira, teremos contato com a mitologia egípcia e com o processo de mumificação.

E para encerrar o mês das crianças, o final de semana dos dias 26 e 27 de outubro, o Lugar de Criação – Eu Faço Meu Brinquedo, a proposta é aprender como jogar o chamado jogo Metajogo, onde cada participante deve criar sua própria brincadeira, reunindo cartas e outros objetos, que serão entregues no decorrer do jogo. Com cada novo elemento a brincadeira fica assim cada vez mais divertida.

Além desses eventos oferecidos pelo CCBB Educativo, acontecem diariamente, as "Visitas mediadas", sem necessidade de agendamento prévio, a partir de temas e horários pré-definidos. Os educadores se juntam ao

público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB. As atividades são realizadas até o fim das exposições. Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar. Nesta visita, os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB.

No mês de outubro as Visitas Mediadas para as exposições 'Ai Weiwei – Raiz' e 'Egito Antigo: do cotidiano à eternidade' acontecem de quartas a segunda-feiras, às 12h e 18horas, com capacidade para 20 pessoas.

Após o dia 14 de outubro as Visitas Mediadas para a exposição 'Ai Weiwei – Raiz' são as sextas, sábados e domingos, às 12h e segundas, quintas, sábados e domingos às 18h.

Para a exposição 'Egito Antigo: do cotidiano à eternidade' são segundas e quintas às 12h e quartas e sextas às 18h.


Lugar de Criação - Nasce uma obra de arte (Foto: divulgação)

Sobre o Programa CCBB Educativo – Arte e Educação
O Programa CCBB Educativo – Arte e Educação promove diariamente ações específicas e efetivas planejadas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, organizações não governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, da cultura, voltadas a famílias e a inclusão. Ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Serviço
Processos Compartilhados - com Natalia Nichols
Dia: 02 de outubro
Horário: 16h, Duração: 4h | Capacidade para 20 pessoas
Local: Programa Educativo – 1º andar
Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Lugar de Criação
Sábados, domingos e feriados – de 11h às 13h e de 15h às 17h
Todos os fins de semana, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, integrando crianças e suas famílias em processos de experiência com a arte.

Lugar de Criação – Como nasce uma obra de arte?
Dias: 05 e 06 de outubro
Local: Programa Educativo – 1º andar
Em suas obras, o artista Ai Weiwei mostra que é possível usar qualquer objeto para construir outras estruturas – colunas, cubos ou esculturas gigantes. Neste Lugar de Criação, titulado 'Construção para Construção', vamos utilizar diversos objetos para construir coletivamente as estruturas arquitetônicas que compõem uma cidade.

Lugar de Criação – Especial Aniversário 30 Anos CCBB
Dias: 12 e 13 de outubro
Local: Programa Educativo – 1º andar
Destaque do mês.
Horários: de 11h às 13h e 15h às 17h
Local: Programa Educativo – 1º andar
Para celebrar o aniversário de 30 anos do CCBB, nosso Lugar de Criação convida crianças e famílias a um grande jogo da memória, no qual compartilharemos as memórias vividas por todos nós nas exposições e no prédio, criando um acervo coletivo de objetos, histórias e imagens.

Atividade Extra – Contação de Histórias
Dia: 12 de outubro – 10h e 17h
Duração: 1h cada sessão | Capacidade para 40 pessoas
Local: Biblioteca, 5º andar
Distribuição de senha 15 minutos antes da Contação, Programa Educativo – 1º andar.
No Dia das Crianças também tem contação de histórias no CCBB, apresentadas pelos educadores do Programa.

Atividade Extra – 30 anos de história do CCBB
Dias: 12 e 13 de outubro – ativações ao longo do dia
Local: Térreo, 1º e 2º andares
Durante o fim de semana de comemorações do aniversário do CCBB, nossos educadores querem convidar o público a revisitar o prédio do CCBB e reviver sua história: desde sua inauguração em 1906 como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, mais tarde como sede do Banco do Brasil, e desde 1989 até hoje como sede original do Centro Cultural Banco do Brasil. Através de objetos e imagens criados para ocasião, conversaremos sobre o prédio e suas histórias, as pessoas que o frequentam desde sempre, assim como os artistas e obras que fizeram do CCBB sua casa.

Lugar de Criação – Trocação de Histórias
Dias: 19 e 20 de outubro
Local: Programa Educativo – 1º andar
Os educadores do CCBB, em colaboração com a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional, convidam o público para uma viagem imaginária ao Egito Antigo, com o 'O Mito de Osíris'. Voltaremos ao tempo de Osíris, a primeira múmia e, por meio de uma brincadeira, teremos contato com a mitologia egípcia e com o processo de mumificação.

Lugar de Criação – Eu Faço Meu Brinquedo
Dias: 26 e 27 de outubro
Local: Programa Educativo – 1º andar
O Lugar de Criação – Eu Faço Meu Brinquedo propõe um jogo sobre jogar, chamado Metajogo: cada participante deve criar sua própria brincadeira, reunindo cartas e outros objetos que serão entregues no decorrer do jogo. Com cada novo elemento a brincadeira fica assim cada vez mais divertida.

Múltiplo Ancestral – Baile dançante Arrastapezinho
Dia: 14 de outubro
Horário: 16h
Local: Térreo

Semana do Educador 'Egito Antigo: do cotidiano à eternidade'
Dias: 17, 18 e 19 de outubro
17 de outubro – 19h
18 de outubro – 10h
19 de outubro – 10h, com intérprete em Libras
Local: Programa Educativo – 1º andar
Duração: 2h | Capacidade para 25 pessoas por encontro
Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Atividade Extra – Ai Weiwei para Bebês
Dia: 24 de outubro
Horário: 10h
Duração: 1h30 | Capacidade para 20 bebês mais acompanhantes (10 bebês que andam e 10 bebês de colo)
Local: Programa Educativo – 1º andar
Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Curso Transversalidades - com Mara Pereira dos Santos
Dia: 25 de outubro
Horário: 15h
Duração: 2 horas | Capacidade para 70 pessoas
Local: Sala 26 – 4º andar
Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Visitas Mediadas
'Ai Weiwei – Raiz'
'Egito Antigo: do cotidiano à eternidade' (a partir de 14 de outubro)
Quarta a segunda – 12h e 18h
Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas
Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.
Nesta visita, os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB.

Cronograma de Visitas Mediadas após 14 de outubro
'Ai Weiwei – Raiz'
Sextas, sábados e domingos às 12h
Segundas, quintas, sábados e domingos às 18h

'Egito Antigo: do cotidiano à eternidade'
Segundas e quintas às 12h
Quartas e sextas às 18h

Visitas Mediadas – Patrimonial
Quarta – 12h - Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas
Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

Visitas Mediadas em Libras
Sábado – 12h - Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas
Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-Rio – 1º andar e rotunda
De quarta-feira a segunda-feira, de 9h às 21h
Rua Primeiro de Março, 66 - (21) 3808-2020 (com excepção da terça feira, quando o CCBB está fechado ao público).
E-mail para agendamento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.bb.com.br/cultura/ www.twitter.com/ccbb_rj/ www.facebook.com/ccbb.rj
Programação completa: http://ccbbeducativo.com

Fonte: CCBB Educativo

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31