MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Instituição cultural mais antiga de Minas Gerais, o Arquivo Público Mineiro está em dupla comemoração. Além de seus 121 anos de fundação, atualmente também são celebrados os 120 anos da Revista do Arquivo Público Mineiro.

A próxima edição da publicação centenária será lançada na próxima segunda-feira (11), às 18h, na sede do Arquivo Público Mineiro, situado à Avenida João Pinheiro, 372, em Belo Horizonte.

A edição traz à tona a faceta de Minas imbuída pelo espírito inconfidente durante a República. O mesmo número trata ainda do acervo documental e história do Departamento de Ordem Política e Social de Minas Gerais (Dops/MG). O dossiê Revoltas e Sedições na República que integra a publicação foi coordenado pelas historiadoras Eliana de Freitas Dutra, Heloísa Maria Murgel Starling e Lucilia de Almeida Neves Delgado.

O superintendente do Arquivo Público Mineiro, Thiago Veloso, entende a Revista do APM como uma compilação que consolida o papel da instituição. “Os acervos assinalados reforçam as características do APM como uma instituição arquivística pública compromissada com a transparência e o direito à informação e à cidadania, notadamente em períodos de tensão social, nos quais a democracia é colocada em risco. O Arquivo Público Mineiro se fortalece e ganha fôlego para continuar a cumprir suas relevantes funções”.

Dossiê que compõe a edição da Revista
Desde o período colonial, a História de Minas Gerais é marcada por revoltas, o que teve continuidade com o advento da República. Parte do acervo do APM preserva a memória de eventos que nortearam ou desnortearam os rumos desse processo histórico.

Entre os registros, estão documentos sobre as Revoluções de 1930 e 1932, integrantes da Coleção Revolução de 1930 e do Fundo Secretaria do Interior. Constam ainda materiais referentes aos acontecimentos da Legião de Outubro, movimento fundado em Minas Gerais por Gustavo Capanema, Amaro Lanari e Francisco Campos, com a finalidade de congregar o apoio ao Governo Provisório instaurado após outubro de 1930.

A publicação também se debruça sobre o acervo do Departamento de Ordem Política e Social de Minas Gerais (Dops/MG) e narra sua história, que percorre o período de 1927 a 1989. Sua documentação abarca períodos de agitação política e social em Minas Gerais e em todo o país, como a Intentona Comunista, o Estado Novo e o golpe que desencadeou 21 anos de regime militar, a partir de 1964.

Revista do Arquivo Público Mineiro
Idealizada pelo fundador e primeiro diretor do Arquivo Público Mineiro José Pedro Xavier da Veiga, a Revista do Arquivo Público Mineiro teve seu primeiro número lançado em 1896. Naquela época, ao apresentar a publicação, Xavier da Veiga afirmava a necessidade de se organizar “séria e sistematicamente” os arquivos administrativos, históricos e políticos dispersos em Minas Gerais.

Completa, em 2016, 120 anos. Desde 2005, graças ao esforço da Secretaria de Estado de Cultura, com apoio do Programa Cultural da Cemig, a Revista do Arquivo Público vem sendo publicada em uma nova versão, com projeto gráfico moderno que busca honrar a tradição da mais antiga revista de História de Minas Gerais.

Arquivo Público Mineiro
Criado em Ouro Preto, em 1895, o Arquivo Público Mineiro é a instituição cultural mais antiga de Minas Gerais – possui atualmente 121 anos. Ele é responsável pela gestão do patrimônio arquivístico produzido pelo Poder Executivo do Estado e dos documentos privados de interesse público e social.

O acervo do Arquivo Público Mineiro reúne milhares de manuscritos, impressos, mapas, fotografias, filmes, livros, periódicos, entre outros documentos, abrangendo desde o século XVIII até o século XXI. Localizada na Avenida João Pinheiro, 372, a casa que hoje abriga o Arquivo Público Mineiro integra o patrimônio arquitetônico de Belo Horizonte e faz parte do Circuito Liberdade.

Serviço
Lançamento da Revista do Arquivo Público Mineiro
Data: 11/07/2016 – Segunda-feira
Horário: 18h
Local: Arquivo Público Mineiro
Avenida João Pinheiro, 372, Belo Horizonte, Minas Gerais

Fonte: SEC MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31