MINAS GERAIS, Ouro Preto - Na última sexta-feira (06/12), o Museu da Inconfidência (MDINC/Ibram) realizou o evento de lançamento de grandes novidades: o novo site institucional e o acervo museológico online, este por meio da plataforma Tainacan, fruto de parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus e a Universidade Federal de Goiás.

A plataforma Tainacan da UFG é coordenada por Dalton Martins e a equipe composta pelos profissionais André Benedito e Clara Andreozzi.

A migração de dados teve início em 2019 e a disponibilização das coleções no universo web materializa um dos pontos chave do Programa de Acervos do Plano Museológico do MDINC 2019-2022. A importância da divulgação dos acervos ao público se propaga ainda mais com essa inclusão do acervo online do Museu da Inconfidência, integrando a série de museus do Ibram localizados em Minas Gerais que adotaram a plataforma Tainacan para pesquisa e promoção de seus acervos institucionais.

No caso do Museu da Inconfidência, os dados principais de um universo de cerca de 4.600 objetos estarão disponíveis para consulta do público na web.

Os internautas poderão navegar por importantes itens da coleção, como: os pastores de Antônio Francisco Lisboa, o 'Aleijadinho'; pinturas de Manoel da Costa Athaíde; a N. Sra. da Conceição, de Xavier das Conchas; além de porcelanas; acessórios de transporte; as traves da forca de Tiradentes; o mobiliário típico dos séculos XVIII e XIX e tantos outros testemunhos históricos integrantes não apenas do circuito expositivo como também por peças localizadas em outros espaços físicos do museu ou emprestados a outras instituições, a exemplo da tela 'Paisagem Imaginária de Minas', exposta atualmente no Museu Casa Guignard, em Ouro Preto.

https://museudainconfidencia.museus.gov.br/


O evento contou com a presença do Secretário de Cultura de Ouro Preto, Sr. Zaqueu Astoni, pesquisadores, servidores do museu, professores, técnicos e alunos da UFOP. Representantes de Brasília vinculados à Coordenação-Geral de Sistemas de Informação Museal - CGSIM do Ibram, Alexandre Feitosa e Amanda Oliveira, apresentaram o histórico e evolução da Plataforma Tainacan em museus do instituto, explanando sobre os recursos e ferramentas disponíveis para a pesquisa online. Em seguida, foi feita a apresentação das editorias do novo site do Museu da Inconfidência, e o acesso através da Seção 'Acervo online' para os pesquisadores.

Uma homenagem especial foi reservada à museóloga Celina Santos Barboza, responsável à época pelo Sistema de Catalogação do MDINC e pela pesquisa sobre a documentação do acervo ao longo de mais de 20 anos no Museu da Inconfidência.

A Diretora Margareth Monteiro realiza a entrega de flores à museóloga Celina Barboza no evento, em Ouro Preto (MG).

Fonte: Divulgação/MDINC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31