PARANÁ, Curitiba - Mostra toma como ponto de partida o acervo tridimensional, como câmeras fotográficas, filmadoras, toca-discos, vitrolas, televisões, projetores e muitos outros.


Foto: divulgação/SEEC

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) dá prosseguimento, na próxima terça-feira (17/12), à programação comemorativa aos seus 50 anos, com a abertura da exposição 'Ilhas da Imaginação', que toma como ponto de partida o acervo tridimensional da instituição. A coleção conta hoje com aproximadamente mil itens, entre eles câmeras fotográficas, filmadoras, moviolas, toca-discos, vitrolas, televisões, projetores e muitos outros equipamentos ligados às áreas de cinema, fotografia, rádio e televisão, doados ao museu pela comunidade, veículos de comunicação e instituições locais.

A exposição propõe um percurso que parte desse acervo, passa por dados históricos, técnicos e curiosidades e segue por uma corrente que guiará o público para memórias e invenções a partir do imaginário que se constrói ao redor do passado junto à História.

Para a curadora da exposição, Ana Málaga, "adentrar o acervo de um museu é como chegar a uma ilha desconhecida, entrar em um terreno labiríntico que se abre e se desdobra. Os objetos são como âncoras, têm peso, cheiro e textura, nos dizem algo sobre onde estamos. De alguma forma nós sabemos o que é tudo isso e para que serve. Podemos saber suas marcas, modelos, país de origem, como funcionam, e até aí estamos em águas límpidas e transparentes. Mas os portais que esses maquinários abrem em nossas mentes levam a áreas mais profundas: Quem tirou fotos com essa câmera fotográfica? Que músicas foram ouvidas nessa radiola? Esse projetor exibiu quais filmes? Essa televisão ocupou que casa, que notícias trouxe a seus residentes? As perguntas – e as respostas possíveis – são infinitas."

Sobre os 50 anos do MIS-PR, a diretora da instituição, Cristiane Senn, diz que este aniversário é "uma oportunidade de entrever uma trajetória, fincar os pés no chão, definir algumas bases de continuidade, propor novas brechas de possibilidades". Ela acrescenta que nada mais é oportuno do que "partir de seu riquíssimo acervo tridimensional, olhar para os objetos que viabilizaram ao longo do tempo o registro e a transmissão dos sons e das imagens do mundo - as quais o museu tem por função preservar - e, a partir deles, repensar a realidade."

Serviço
Abertura da exposição 'Ilhas da Imaginação'
Dia 17 de dezembro de 2019 às 19h
Período expositivo: até 5 e abril de 2020
Sala de exposições (piso superior) do MIS-PR
Entrada Gratuita

Museu da Imagem e do Som do Paraná
Rua Barão do Rio Branco, 395. Centro. Curitiba/PR
(41) 3232-9113 | www.mis.pr.gov.br

Fonte: SEEC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31