BAHIA, Salvador - A riqueza das manifestações populares, o simbolismo das práticas ex-votivas e as marcas da religiosidade popular constituem o cenário das reflexões apresentadas no livro "Ex-votos do Brasil: Arte e Folkcomunicação", trabalho de importantes pesquisadores das áreas de história e museologia nacional organizado por José Carlos Alves de Oliveira.

O livro, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), será lançado hoje, dia 13 de julho de 2016, no Museu de Arte da Bahia (MAB), durante o I Colóquio Arte e Folkcomunicação, que segue com programação até o dia 15.

O livro conta com autoria de seis importantes pesquisadores das áreas de História e Museologia - Ana Helena Duarte, professora no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia; Fabiano Paula, ex-superintendente do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), em Minas Gerais; Genivalda Silva, mestre em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba); Gilson Santos, professor da Ufba; José Cláudio Oliveira, coordenador do Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos e o Projeto Ex-votos do México e Widson Melo, que atuou como pesquisador de Iniciação Científica no Projeto Cultura, Performances e Imaginário: Os Ex-votos da Basílica de Trindade. Mais informações sobre o livro estão disponíveis.

Além do lançamento da obra, o evento contará com uma apresentação de dança contemporânea dos  alunos da Fundação Cultural do Estado da Bahia(FUNCEB), coordenada pela Professora Roquidélia Santos, envolvendo dois grupos: O primeiro grupo, juvenil, trabalhará o tema do livro; o segundo grupo, voltado para estudos de danças de matrizes africanas, exibirá a força e a energia voltadas aos "Búfalos de Iansã". A Instalação “Milagres da fé” funcionará na sala térrea do MAB, sob a Curadoria do Dr. José Cláudio Alves de Oliveira e Genivalda Cândido da Silva.

Serviço:
Lançamento do livro “Ex-votos do Brasil: arte e folkcomunicação”, inauguração da exposição “Milagres da Fé” e realização do “I Colóquio Arte e Folkcomunicação”.

Dia 13/07, às 19h, com espetáculo de dança contemporânea.
Dias 14/07, das 14h às 17h
Dias 15/07, das 14h às 18h
Onde: Museu de Arte da Bahia (MAB) - Av. Sete de Setembro, 2331 - Vitória, Salvador - BA

Fonte: Secult BA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31