RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac) abre, pela primeira vez, uma convocatória para a Casa B, seu programa de residência artística. A ação é um dos projetos contemplados do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais.

As inscrições começam no dia 16 de julho e vão até 31 de agosto e deverão ser feitas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Na inscrição, os candidatos, que devem ter 18 anos ou mais, devem apresentar uma proposta de residência inédita e alinhada à temática “Conexão, Imersão, Ocupação”, temática que orienta a realização do programa. Além da ficha de inscrição que estará disponível no site do Museu (www.museubispodorosario.com), o proponente deverá apresentar currículo, portfólio e projeto. Serão selecionados cinco artistas ao total, sendo cada um de uma região do país, que receberão R$ 4.500 como prêmio.

Os artistas que residirão durante 30 dias no Museu desenvolvendo suas pesquisas por meio do diálogo com a comunidade e com programas do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea realizarão ainda um workshop aberto e gratuito para a comunidade – como contrapartida social – de no mínimo três dias e seis horas totais, e escrever um texto sobre a experiência no mBrac que será publicado em catálogo que abordará a experiência dos cinco artistas no território da Colônia Juliano Moreira.

As propostas serão analisadas por uma Comissão de Seleção composta por uma equipe com dois profissionais das artes de notório saber e um representante do mBrac.

Os projetos serão avaliados a partir dos seguintes critérios:
3.1) relevância do projeto apresentado para a promoção de intercâmbio cultural inter-regional, essência do projeto Rede Nacional Artes Visuais, considerando a obra do artista Arthur Bispo do Rosário como referência criativa e o território do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea e da Colônia Juliano Moreira como contexto;
3.2) clareza quanto à definição do projeto apresentado para a residência;
3.3) adequação do projeto em relação aos eixos propostos pela convocatória;
3.4) relevância do projeto para a Casa B Residência Artística do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea;
3.5) currículo e portfólio do(a) artista.

As inscrições ficarão abertas por 45 dias e o resultado será publicado no dia 16 de setembro. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Programa CASA B
A Casa B é um programa de moradia de artistas visitantes que buscam desenvolver suas pesquisas por meio do diálogo com a comunidade e com os projetos desenvolvidos pelo Museu Bispo do Rosário. A Casa B funciona como plataforma de trocas, encontros, discussões de debates, principalmente relacionadas ao contexto histórico e às noções de gestão autônoma de um espaço de arte dentro de uma instituição psiquiátrica, a Colônia Juliano Moreira, onde Arthur Bispo do Rosário viveu por mais de 50 anos e construiu sua coleção artística.

O principal objetivo da Residência Artística é fomentar e difundir a produção de artistas visuais de diferentes gerações. A partir da Casa B, valoriza-se o capital que cada artista possui, oferecendo possibilidades de compartilhamento de produção de conhecimento a partir da rica experiência do trânsito e do deslocamento de seu lugar comum. Os eventos desenvolvidos serão abertos ao público.

Serviço:
Inscrições: de 16 de julho a 31 de agosto
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Homologação das inscrições: até 02 de setembro de 2016
Divulgação dos resultados: 16 de setembro de 2016
Período de realização das residências: 30 dias (de 1 de outubro a 21 de outubro)
Dúvidas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31