RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Um Encontro com Educadores para discutir como implementar atividades em sala de aula tendo a arqueologia como temática é o principal objetivo do evento que ocorre nesta terça-feira, 26 de julho, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ).

Arqueologia debatida em aulaNa primeira reunião, foi apresentado o projeto de arqueologia para que os educadores pudessem projetar as ações passíveis de serem desenvolvidas com os alunos. Agora, os profissionais da área irão discutir como as atividades sugeridas poderão ser colocadas em prática, dentro da sala de aula. A iniciativa é uma das ações de educação patrimonial que atendem ao programa de prospecção e monitoramento do patrimônio histórico e arqueológico na área de implantação do sistema Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Além dos dois encontros, as ações envolvem a edição de publicações com o tema arqueologia. No Programa de Educação Patrimonial Arqueologia nas Ruas do Rio sendo distribuídos nove mil folhetos educativos sobre a Arqueologia e a História do Centro do Rio. Já para escolas e educadores, foram produzidos dois mil exemplares da publicação Cadernos de Educação Patrimonial em Arqueologia: Arqueologia nas Ruas do Rio, contendo diversos artigos escritos pelos profissionais que atuam na pesquisa, entre os quais arqueólogos, engenheiros, arquitetos e historiadores.

Os projetos são desenvolvidos pela Artefato Arqueologia & Patrimônio contratada pelo VLT Carioca, e receberam apoio institucional do Iphan em cumprimento às diretrizes apontadas pela instituição, estabelecendo que as ações de Educação Patrimonial devem manter diálogo com as comunidades envolvidas.

Arqueologia debatida em aulaExposição

Outra iniciativa de educação patrimonial é a exposição 110 Anos da Avenida Rio Branco, em cartaz no térreo do prédio do Iphan-RJ. De forma interativa, revela arquitetura, hábitos e costumes da Avenida desde a sua inauguração. A Mostra está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas. Durante a Olimpíada, abrirá também aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17 horas, sempre com entrada franca.

Serviço

Encontro com Educadores
Data: 26 de julho de 13h às 17h
Local: Auditório, 3° andar – Avenida Rio Branco, 46 - Rio de Janeiro (RJ)
Informações: (21) 2233-6060

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31