RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A Aliança Francesa Botafogo realiza na próxima quinta-feira, dia 28, um encontro com a literatura africana.

O escritor homenageado é o senegalês, membro da Academia de Letras de Paris, Léopold Sédar Senghor. A leitura será feita por Antonio Manso, com direção é de Brigitte Bentolila. A entrada é gratuita e as senhas serão distribuídas 1h antes do evento na Galeria da Aliança Francesa.

Léopold Sédar Senghor foi o primeiro Presidente do Senegal em 1960, após a independência, aclamado poeta, escritor e professor. Senghor  foi um dos pais do movimento literário conhecido como 'Negritude',  que teve como objetivo elevar a consciência negra. Ele foi o primeiro negro a ser eleito para a Academia Francesa de Letras. Como poeta, foi indicado ao Prémio Nobel da Literatura, em 1962.

Este distinto intelectual escreveu diversos livros de poesia e ensaios em francês, incluindo “Chants d'Ombre” (1945), escrito enquanto ele estava em um campo de concentração nazista; “Hosties noires” (1948); “Chants despeje Naëtt” ( 1949); e “Ethiopiques” (1956).

Em homenagem a Léopold Sédar Senghor, a companhia Noir sur Blanc vai apresentar uma leitura de trechos das obras do escritor, entre eles, “Oeuvres poétiques”, “Chants d'Ombre” e “Ethiopiques”. Os textos celebram os valores da cultura negro-africana o mito do negro ‘selvagem e obediente’.

Evento é realizado em francês, sem tradução.

Sobre a Aliança Francesa
A Aliança Francesa comemorou 130 anos de atividades no Brasil em 2015. Além de ser uma referência no idioma, ela é, sem dúvida, a instituição mais respeitada e conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Ela possui, atualmente, mais de 850 unidades em 135 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, ela conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros. O Brasil tem a maior rede mundial de Alianças francesas com 40 associações e 69 unidades.

É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França, a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF (Teste de Avaliação de Francês) e do teste nacional com validade de um ano Capes (reconhecido pelas agencias CAPES e CNPq do MEC). A Aliança Francesa no Brasil desenvolve parcerias com inúmeras empresas francesas e brasileiras além de ser um ator essencial do diálogo cultural franco-brasileiro.

Serviço:
Encontro com a literatura africana – textos de Léopold Sédar Senghor
Data: 28 de julho, quinta-feira
Horário: 19h30
Auditório da Aliança Francesa Botafogo – Rua Muniz Barreto, 730 – Botafogo
Entrada franca.
Lugares limitados. Senhas distribuídas 1 hora antes na Galeria da AF Botafogo
Evento realizado em francês, sem tradução.
www.rioaliancafrancesa.com.br

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31