MINAS GERAIS, Belo Horizonte - A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, oferece ao público, no Centro de Referência da Moda (Rua da Bahia, 1.149, Centro), a exposição “Em Si Mesmo”, com obras do artista visual Adilson Batista. A mostra convida o público a refletir sobre o conceito de memória como desencadeamento diário, difuso e impermanente. A exposição pode ser visitada até o dia 14 de fevereiro, de terça a sexta, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 14h. A entrada é gratuita.

“Em Si Mesmo” é a primeira mostra individual de Adilson Batista. O conceito de memória que permeia a exposição remete ao universo do esquecimento e resgata, de forma despretensiosa, a memória afetiva da primeira infância, estimulando sensorialmente os visitantes por meio de imagens, objetos, texturas e cores, a lembrança da simplicidade e da singeleza dos pensamentos e sentimentos infantis gravados em nosso subconsciente.

Os trabalhos em exposição trazem linguagens híbridas entre a pintura e o espaço expositivo, objetos construído com materiais do cotidiano, além de uma proposta de instalação. A curadoria é baseada em relações imaginárias dos conceitos de memória, pintura, anotações e desenhos do caderno do artista e instaura novas experiências espaciais com suas pesquisas pictóricas. “A exposição traz não somente a memória enquanto processo de resgate do que foi, mas uma reflexão da memória enquanto uma dobra de si mesmo”, enfatizou Adilson.

Oficinas de arte

A exposição “Em Si Mesmo” também integra o projeto educativo da instituição e servirá de inspiração para duas oficinas de arte até o fim do mês. Terça e quarta, dias 19 e 20,, às 15h, o CRModa promove a oficina “Quebra-Cabeça”, atividade que propõe a pintura e o recorte em formato geométrico, recompondo e criando novas imagens por meio da troca de material entre os participantes. Já nos dias 22 e 26, também às 15h, será realizada a “Oficina de Pintura com Pigmentos Naturais”, na qual os participantes são estimulados a realizar trabalhos de arte usando terras de cores variadas, urucum e beterraba.

As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Fonte: PBH

(Nota do editor: notícia originalmente publicada em 19/01/2016 - 20 visitas até 15:37h)

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31