SANTA CATARINA, Florianópolis - Estão abertas as inscrições para o Seminário Ocultos e Esquecidos - questões sobre o patrimônio cultural funerário, industrial e os acervos documentais de instituições, que ocorrerá no dia 29 de setembro, no auditório do Museu Histórico de Santa Catarina, que a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) administra no Palácio Cruz e Sousa.

As inscrições deem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (48) 3665-6362.

O seminário tem como proposta apresentar questões sobre os bens e acervos que ainda pouco participam das ações e políticas de patrimônio cultural, propondo o debate e a reflexão, especialmente sobre o papel dos acervos funerários, industriais e de instituições de reclusão.

Programação:
 
9h: Credenciamento

9h30: Palestra Patrimônio Cultural Funerário Catarinense: o processo de tombamento do cemitério São Martinho Alto (SC)
Com participação de:
Diego Minks Rossi Fermo - arquiteto e urbanista da FCC;
Dra. Elisiana Trilha Castro - historiadora da Udesc, com mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC e doutorado em História Cultural pela UFSC. Especialista em Patrimônio Cultural Funerário;
Me. Fábio Andreas Richter - historiador da FCC, mestre em História pela Udesc e doutorando em História pela UFSC.

10h30: Palestra O Crime que virou crença, a construção de um patrimônio cultural religioso
Com participação da Me. Sara Nunes - graduada em História pela Udesc, mestre em História Cultural pela UFSC, doutoranda em História Cultural pela UFSC e professora do Instituto Federal Catarinense, campus Blumenau.
 
11h30: Debate
 
13h30: Palestra Patrimônio industrial em Santa Catarina: entre a exclusão e o esquecimento
Com participação da Dra. Daniela Pistorello - doutora em História pela Unicamp na área de Patrimônio Cultural, bolsista PNPD/CAPES do Programa de Pós-Graduação em História da Udesc.
 
14h15: Palestra De excepcional valor arquitetônico, artístico ou histórico: a Penitenciária é patrimônio?
Com a participação da Profa. Dra. Viviane Trindade Borges - professora do Departamento de História e do Programa em Pós-graduação em História e coordenadora do Laboratório de Patrimônio Cultural da Udesc. Doutora em História pela UFRGS.
 
15h30: Debate
 
16h: Living history
Com participação da Pauline Kisner - historiadora da UFSC, professora e diretora da Sociedade Histórica Destherrense, grupo de pesquisa em reconstrução histórica com foco no longo século XIX (1789 - 1914) e pioneiro na introdução do método de living history no Brasil.

Fonte: FCC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31