RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Um ano depois, o desastre de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, será tema de encontro na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Considerado o maior rompimento da barragem de rejeitos do mundo, o acidente da barragem de Fundão, da Samarco, resultou em 19 mortos e centenas de famílias desabrigadas, com graves consequências ao ecossistema local, depois que 50 a 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos devastaram a região. Com a recente divulgação do laudo técnico sobre o acidente, o tema voltará a ser discutido numa série de palestras durante o "5º Debate Nacional – Segurança de Barragens de Rejeitos - Lições de Mariana – Um Ano Depois", nos dias 3 e 4 de novembro, no Auditório do RDC - Rio Datacentro da PUC-Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea), antecedendo o aniversário do desastre que aconteceu no dia 5 de novembro de 2015. O evento é uma iniciativa da Academia Nacional de Engenharia (ANE); da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS); do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB); e do Clube de Engenharia (CE).

Especialistas convidados irão discutir novas tecnologias, meio ambiente, aspectos jurídicos e segurança na construção de barragens. A coordenação do debate é do Prof. Alberto Sayão, do Departamento de Engenharia Civil do Centro Técnico Científico (CTC) da PUC-Rio. Segundo ele, “os acidentes em engenharia nunca acontecem sem uma ou mais causas, e os desastres com graves consequências, destruição e mortes, precisam gerar um laudo isento e de elevado padrão técnico, para divulgação pública dos estudos sobre as prováveis causas. Só assim o meio especializado passa a conhecer os detalhes e obter lições importantes para a evolução do conhecimento e maior segurança em obras futuras”. O evento é aberto a todos os interessados e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 3527-1189 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mais informações: http://www.puc-rio.br/index.html

Fonte: Faperj

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31