RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Rogério Monteiro de Siqueira, brasileiro e David Aubin, francês, são professores de pós-graduação com especialização em matemática e história da ciência. Juntos eles vão debater, em mesa-redonda, a obra O espaço celeste e a natureza tropical, escrita por Emmanuel Liais, político, naturalista e astrônomo francês que dirigiu o Observatório Nacional e aqui viveu muitos anos.

Marcada para as 14 horas do dia 2 de maio, a mesa-redonda é uma iniciativa da Coordenação de História da Ciência e da Tecnologia e do Núcleo de Estudos Históricos dos Artefatos em C&T do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST e terá como mediadora a pesquisadora Christina Barboza.

Emmanuel Liais é autor de obras em campos diversos, como astronomia, meteorologia, climatologia, geografia, botânica, instrumentação, navegação, e hidrografia. Ele chagou ao Brasil em 1858 para observar o eclipse do sol e, a convite do Imperador Pedro II assumiu a direção do Observatório para reorganizar a instituição, que era então dedicada ao ensino de estudantes de escolas militares. Sob Liais, o Observatório concentrou suas atividades em pesquisas astronômicas.

Rogério Monteiro de Siqueira leciona disciplinas na área de história da ciência e matemática, desenvolve e orienta pesquisas sobre a história social e sociologia do conhecimento na Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH/USP; David Aubin atua como professor de história das ciências matemáticas na Université Pierre e Marie Curie, em Paris.

Fonte: MAST

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31