MINAS GERAIS, São João del-Rei - O Museu Regional recebe a exposição 'Entre Mares' que inaugura dia 8 de junho, às 19hs. A mostra vai reunir pinturas realizadas em dois meios: manual e digital além de objetos em cerâmica.

O trabalho é uma exposição híbrida e contemporânea que utiliza diferentes recursos para construir e apresentar ao público um trabalho fotorrealista. A exposição fica em cartaz até o dia 30 de julho e a entrada é gratuita.

Marcillene Ladeira é uma artista mineira, pós-graduada em poéticas visuais pela Universidade Federal da Bahia, que conduziu seu processo artístico estruturado em uma cadeia de ações, cujo assunto gira em torno de acontecimentos do momento vivido. Atravessada por questões sobre o consumo, os resíduos e o tempo; lembra que o homem tem adotado um modelo de vida destrutivo, embalado por fortes relações de consumo que vem destruindo a capacidade dos ciclos biológico de auto renovarem – uma composição que arruína comunidades inteiras, causando efeitos em cadeia, e, consequentemente, trazem resultados catastróficos à condição de sobrevivência de vida na terra.

A artista explica que esta produção surgiu quando morava em Salvador-BA, durante os anos de 2013 e 2014, e então veio até sua terra natal, Barroso a fim de fotografar o lixão de lá. As imagens se transformaram em pintura surgindo uma nova relação com o objeto da arte.

Com um olhar contemporâneo sobre a arte, acaba por transitar com facilidade entre vários meios, desde o respeito às formas tradicionais até ao uso tecnológico na atualidade. Sua paleta de cores atravessa o vermelho, azul, verde, amarelo, branco, preto, laranja, roxo, cinza e marrom – matizes que embalam o "Código de Cores da Reciclagem" com respectivas variações tonais. São entre esses cromas e o elemento propulsor – "lata de alumínio" – que nascem os trabalhos deste "entre mares".

O Museu
Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.

Serviço
Inauguração da exposição: 08 de junho, às 19hs.
Horário de visitação:
Segunda à sexta-feira, das 9h às 17h30.
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Museu Regional de São João del-Rei
Rua Marechal Deodoro, 12 - Centro
São João del-Rei – MG / Telefone: (32) 3371-7663.

Fonte: MRSJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31