RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O catálogo intitulado 'Vik Muniz: Tudo até agora' é a novidade deste mês na Livraria Pereira Passos, em Laranjeiras.

Formada por dois volumes bilíngues (português/inglês), dispostos em uma caixa, a publicação apresenta a obra do artista plástico desde o início de sua carreira, em 1987, até o ano de 2015. O catálogo, que conta com mais de 1.400 obras, entre fotografias, esculturas e desenhos é interessante não apenas para colecionadores. Lançado pela primeira vez em 2010, com obras feitas até 2009, se esgotou em apenas dois anos. A necessidade de uma nova edição, desta vez bilíngue, foi constatada através do alcance internacional de seu trabalho, que pode ser atribuído ao fato do artista ser um brasileiro radicado nos Estados Unidos.

Definido como um "fenômeno" pelo organizador da publicação, Vik Muniz faz uso de diversas técnicas para produzir suas obras, se utilizando, inclusive, de materiais inusitados como açúcar, lixo e poeira.

- A obra ganha muito em ser conhecida em seu conjunto, ainda que o extraordinário impacto individual de muitas de suas imagens já tenha bastado para torná-lo um dos artistas mais respeitados e populares da atualidade - explicou o organizador Pedro Corrêa do Lago.

Segundo ele, a publicação é o primeiro grande catálogo dedicado à obra de um artista contemporâneo no Brasil:
- Após termos pesquisado e publicado nos últimos dez anos os catálogos raisonnés das obras brasileiras de grandes pintores viajantes, foi especialmente estimulante a ideia de organizar este, com as obras de Vik Muniz, certamente o artista brasileiro de maior visibilidade internacional no começo do milênio.

Localizada no Prédio do Instituto Pereira Passos (IPP), a Livraria Pereira Passos é especializada em publicações sobre planejamento urbano, cartografia, estatística, meio ambiente e historia da Cidade do Rio de Janeiro. Mensalmente, o local promove lançamentos de livros, com discussões sobre temas diversos relacionados ao Rio.

A Livraria Pereira Passos fica na Rua Gago Coutinho, 52, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Fonte: Prefeitura do RJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31