RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Desde 2012 o Arquivo da Cidade desenvolve, em parceria com a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEAERJ), o projeto 'Com régua e compasso, os traços da Cidade'.

Engenheiros e Arquitetos do Rio, sua trajetória na Administração Pública". A série de entrevistas tem como objetivo coletar as narrativas destes profissionais que exerceram as suas atividades na administração pública do Rio de Janeiro, em suas várias instâncias institucionais.

A primeira fase do projeto reuniu depoimentos de 14 técnicos que atuaram na Prefeitura do Distrito Federal e/ou no Estado da Guanabara. A segunda etapa já conta com cinco depoimentos, concentrando-se numa outra geração de profissionais que serviram, após 1975, na Prefeitura do Rio de Janeiro.

Como fruto desta iniciativa, o Arquivo da Cidade recebeu, no último mês, acervo doado pela arquiteta Andréa Albuquerque Garcia Redondo, que assumiu os cargos de Subsecretária e Secretária Municipal de Urbanismo na primeira gestão do ex- refeito César Maia (1993-1996). A arquiteta acumulou documentação deste período composta, sobretudo, por mensagens enviadas por Maia ao "G54", grupo formado pelo alto escalão do seu governo.

Além desta, o órgão já recebeu outras coleções, como a da arquiteta Angela Fonti, ex-Secretária de Obras (1994-2000), dos engenheiros Francisco Filardi e Ronaldo Cotrim, ex-servidores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-GB), dentre outras.

O projeto permite que o Arquivo da Cidade possa sensibilizar os depoentes quanto à importância destes documentos, que no passado não chegaram ao órgão competente pela ausência de uma política efetiva de Gestão de Documentos.

Os servidores que tiverem acervos da Prefeitura e desejarem doar podem escrever para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Prefeitura do RJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31