RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O artista plástico carioca Marco Velasquez apresenta a exposição temática 'Bicicletário55 - Cor em Movimento' com abertura no dia 30 de junho, às 15h.

O nome é uma junção do tema e paixão de infância do artista com seus 55 anos recém completos. Com entrada franca, de terça a domingo, das 10h as 20h, 'Bicicletário55' estará em exposição na Casa França-Brasil até o dia 18 de julho.

"Marco Velasquez traz à Casa França-Brasil uma exposição que vem unir o equilíbrio da cor ao movimento simbólico da bicicleta, representado por múltiplas e multifacéticas formas estruturais expressas em sua obra", explica Jesus Chediak, diretor da Casa França-Brasil.

Por Bernardo Magina - Curador
Marco Velasquez apresenta exposição individual com sua série de pinturas que exploram o universo imaginário resultante da relação do ser humano com a bicicleta. O próprio artista é ciclista amador desde a infância e "Bicicletário 55 - Cores em Movimento", através de uma relação autobiográfica, propõe uma conexão com as histórias do público. A linguagem pictórica do artista é derivada de sua relação de 40 anos com a fotografia e dos estudos cromáticos, apresentando uma estética que ao mesmo tempo em que faz menção aos grãos do filme e à memória, revela-se como pintura, como um portal para fantasia do espectador. Um disparador de narrativas.

Sobre Marco Velasquez
Carioca, nascido em ANO DE NASCIMENTO DO MARCO. Aos 15 anos de idade Marco Velasquez já trabalhava os grãos de película em seu pequeno laboratório improvisado na Tijuca. Fazia surgir imagens que controlava através do uso do tempo, manipulando a impressão com uma maior ou menor definição sobre o papel. Entre 1985 e 2008 trabalhou com fotografia de publicidade e moda, ganhando prêmios renomados na área. Após sua experiência com a fotografia digital, o artista passou à pintura em tela. Sempre influenciado por sua experiência com a imagem fotográfica e a vida que o cerca, Marco apresenta trabalhos com composições pictóricas sofisticadas que mesclam influências de estudos da cor de diferentes correntes que vão desde Cézanne, passando por Seurat, pensadores da Bauhaus como Albers e Klee, mas sempre imprimindo seu método processual de pintar, trazendo consigo a carga simbólica dos grãos de prata que acompanha sua produção artística desde o início de sua vida profissional.

Exposição: 'Bicicletário 55 - Cor em Movimento'
Artista: Marco Velasquez
Local: Casa França Brasil, Rua Visc. de Itaboraí, 78 - Centro
Abertura: 30 de junho, às 15h
Data: terça a domingo, 02 a 18 de julho
Funcionamento: 10h às 20h
Entrada Gratuita

Fonte: SEC RJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31