RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - No dia 9 de agosto, a museóloga Monnike Garcia Ribeiro ministrará palestra no auditório do Cephas, no Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ), sobre livro de sua autoria intitulado 'Estudo histórico comparativo da Imagem e da Memória do Rio de Janeiro', publicado pela Editora NEA - Novas Edições Acadêmicas em 2017.

O livro é resultado da pesquisa de Doutorado, defendida em março de 2013 no Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo indicação para publicação pela banca avaliadora. A Tese foi orientada pelo Professor Doutor Francisco Carlos e Silva Teixeira.

Sobre o livro
Pesquisa histórica comparativa da representação artística do homem e do Rio de Janeiro nos oitocentos, a partir do exame da iconografia brasileira produzida pelos pintores viajantes europeus que estiveram no Brasil nas primeiras décadas do século XIX, Nicolas Antoine Taunay, Thomas Ender e Charles Landseer, durante o período de 1816 à 1826. Consideram-se tais produções iconográficas tematizando o homem, a cidade, a natureza e a arquitetura do Rio de Janeiro sob a luz de uma reflexão a partir da História Comparada e de uma análise historiográfica, que as considera como fontes históricas.Foram usadas documentações textuais diversas, contemporâneas ao recorte temporal, como os cronistas viajantes. As hipóteses apontam para a identificação da influência do olhar europeu na produção artística brasileira dos artistas europeus. Pois todos estes três pintores tiveram uma mesma influência: o estranhamento do olhar europeu sobre a sociedade brasileira, durante o período joanino e o primeiro-reinado.

Sobre a autora
Monike Garcia Ribeiro é Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-IH), tendo sua pesquisa subvencionada pela CAPES. Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UniRio), sob orientação de Arno Wheling, com pesquisa financiada pela CAPES. Possui graduação em História pela UFRJ/IFCS-IH, possui também graduação em Museologia, UniRio. Tem experiência profissional na área de pesquisa, docência e arquivo. Atuou como professora de História de Arte no colégio QI e foi professora no Centro Universitário de Barra Mansa. Atuou no Arquivo Nacional e na Casa Rui Barbosa.Tem desenvolvido pesquisas com ênfase em História Cultural, História da Arte, História do Brasil Oitocentista, História do Brasil Contemporâneo, Memória social, Patrimônio e Política Cultural. Atuando principalmente nos seguintes temas: órgãos gestores da cultura, Conselho Nacional de cultura e Conselho Federal de Cultura, pintores viajantes, narrativas de cronistas viajantes, academia de belas-artes, iconografia, arte brasileira, período Joanino, Brasil Império,Thomas Ender, Charles Landseer, Nicolas A.Taunay, Jean Baptiste Dedret, Paschoal Carlos Magno, Grandjean de Montgny e iconologia. Autora de livro, capítulo de livro e artigos científicos.

Serviço
Palestra - 9 de agosto de 2018
Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro
Avenida Augusto Severo, 8- 12º andar - Glória – RJ
Informações: (21) 2252-4430 / 2509-5107
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Livro: 'Estudo histórico comparativo da Imagem e da Memória do Rio de Janeiro'
Português
Autora: Monike Garcia Ribeiro
Números de páginas:244
Publicado em 2017
Clique aqui para maiores informações.

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31