SÃO PAULO, São Paulo - Costurar é um ato de construção. Planejar, moldar, recortar, ajustar, desfazer, refazer, alinhavar.

Foto: divulgação

Na exposição 'Costurando dignidade', em cartaz até o dia 26 de maio, no Museu da Imigração, em São Paulo, é apresentada a história de algumas mulheres que romperam o silêncio para mostrar a trama de suas vidas em meio ao trabalho e cotidiano em uma oficina de costura.

A mostra reúne fotografias de Chico Max, registradas em São Paulo, em outubro de 2018, de 19 mulheres, de 22 a 65 anos, que foram submetidas à condição de exploração em oficinas de costura, sendo a maioria de origem boliviana.

O estabelecimento de uma vida profissional satisfatória é algo difícil para inúmeras pessoas que vivem no Brasil. Quando se é imigrante, essas dificuldades são acrescidas de outras: os entraves linguísticos, a falta de uma rede de contatos, questões de documentação e validação de diplomas. Quando se é imigrante e mulher, ainda mais obstáculos são acumulados: o machismo e todas as formas de violência dele decorrentes, a criação dos filhos e a manutenção da vida doméstica.

A costura como fonte de renda foi uma atividade muitas vezes desempenhada por mulheres imigrantes ao longo de nossa história; era um ofício que podia ser desenvolvido em casa, sem grandes burocracias. Atualmente, a falta de regulamentação e a interiorização deste trabalho têm mostrado uma faceta bastante grave: trabalhos informais, precários, totalmente invisibilizados. Você sabe quem fez as roupas que você usa? E em quais condições? Quem são essas pessoas, quais são seus sonhos, anseios e expectativas?

O Museu da Imigração propõe uma experiência contrária àquela do mundo lá fora, em que se vê tanto, menos os trabalhos dessas mulheres. Na exposição elas são as protagonistas. São as agentes de suas próprias trajetórias. Moldando, ajustando, desfazendo e refazendo planos; alinhavando, costurando e recosturando suas histórias em meio a essa intensa tarefa que é viver.

Serviço
Exposição: 'Costurando dignidade'
Até 26 de maio
Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca, São Paulo/SP
Informações: (11) 2692-1866

Fonte: SISEM SP

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31