BAHIA, Salvador - O especialista em coleções especiais (obras raras) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor Fabiano Cataldo de Azevedo, estará em Salvador, de 20 a 24 de maio, para ministrar o curso 'Conservação Preventiva em Bibliotecas'.

Foto: Divulgação/IGHB

Promovido pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o encontro será das 14h às 18h, com participação da professora doutora Vanilda Salignac de Sousa Mazzoni (Ufba).

O objetivo do curso é apresentar e problematizar alguns tópicos referentes às ações de Conservação Preventiva em Bibliotecas, partindo de uma base alicerçada nos princípios científicos da área. As aulas serão expositivas e teóricas, contendo apresentação de estudos de casos propostos pelo professor ou trazidos pelos alunos.

Integra o conteúdo programático: Conceitos; Conservação Preventiva em Bibliotecas: responsabilidades e competências; A Conservação Preventiva dentro da gestão de uma biblioteca; Principais materiais constituintes da Biblioteca; Fatores de deterioração de acervos; Preservação no processamento técnico; Preservação no processo de Formação e Desenvolvimento de Coleções; A segurança física da Biblioteca: roubos, furtos e sinistros; Conservação Preventiva e falta de recursos humanos e financeiros.

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h. Informações e inscrições no site: www.ighb.org.br

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA)
Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural e Editais Setoriais.

Fonte: Secult BA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31