BAHIA, Salvador - A Cultura da Bahia está em festa.


Foto: Fidelis Melo

Nesta quinta-feira (30) tomou posse na cadeira número 39 da Academia de Letras da Bahia, o renomado artista plástico e professor, Juarez Paraíso. Nascido no distrito de Arapiranga, município de Rio de Contas, região da Chapada Diamantina. A secretária Arany Santana participou da cerimônia, representando o Governador Rui Costa.

Ele integra a chamada segunda geração de artistas modernos da Bahia, juntamente com Calasans Neto, Sante Scaldaferri, Jenner Augusto, Betty King, entre outros. Se destacou a partir da década de 1960 pela abordagem não-figurativa na produção de desenhos abstratos, constituindo-se no mais importante artista daquela segunda geração.

Chega para substituir um dos grandes expoentes da educação baiana, o escritor e professor Edivaldo Machado Boaventura, falecido em agosto de 2018. Nas suas obras, Paraíso apresenta características de dinamismo, organicidade e sensualidade, com destaque na utilização da linha como elemento básico das composições, bem como nas experimentações em diversas técnicas e no desenvolvimento de pesquisas artísticas.

A Academia de Letras da Bahia é uma instituição apoiada financeiramente pelo Governo do Estado, através do Programa de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais do Fundo de Cultura da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA)
Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural e Editais Setoriais

Fonte: Secult BA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31