MINAS GERAIS, Ouro Preto - O Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais chega a sua quarta edição e é fruto da parceria entre a Universidade Federal de Ouro Preto (PROEX e DEURB), Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) e Cátedra da UNESCO-UFOP, que tem como objetivo central contribuir com a formulação e consolidação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do turismo, da preservação do patrimônio histórico, cultural, paisagístico e natural, além da capacidade de superação e resiliência das Cidades Históricas de Minas Gerais, por meio de debates e capacitações em temas das dimensões socioculturais, ambientais e econômicas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://ufop.br/eventos/sustentabilidade

A segunda edição no ano 2019 ocorrerá em Brumadinho, município histórico mineiro que possui vários atrativos turísticos, históricos, naturais e culturais e que passa por momento de superação e transformação. O Fórum vai apresentar, compartilhar e dialogar com a realidade atual de Brumadinho e demais cidades históricas, propondo por meio de uma programação contemplada por painéis, debates e ações de capacitação com oficinas e minicursos, alternativas e novas visões para a temática do turismo e da sustentabilidade. A programação no primeiro dia será iniciada às 8h, com mesa introdutória com a temática da edição (inovação e inclusão). Seguindo com os painéis de debates e a apresentação dos cases de sucessos das cidades históricas nos últimos anos, revelando a superação e a criatividade das cidades diante das dificuldades atuais, com foco no turismo, na cultura, preservação do patrimônio, sustentabilidade e desenvolvimento de suas vocações naturais.

No segundo dia da programação, 25 de outubro, serão oferecidos aos participantes minicursos com temas no turismo rural; turismo ecológico; turismo de base comunitária e local; elaboração de projetos sociais; gestão de riscos urbanos, além da superação de riscos e relatos de experiência exitosas que deram certo com a participação direta de suas comunidades. Os minicursos serão oferecidos por professores da UFOP com a participação de alunos, com as temáticas sociocultural, ambiental e econômica.

Ao final do IV do Fórum e após todas as contribuições resultantes dos debates e capacitações das atividades desenvolvidas, será redigida a Carta Manifesto do Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais de Brumadinho, contendo as proposições a respeito do tema em pauta: "Cidades históricas sustentáveis e resilientes por meio da inovação e inclusão".

O Fórum conta com a participação e apoio da UFOP; Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais; UNESCO; Prefeitura de Municipal de Brumadinho; Faculdade ASA; IPHAN; Rede Globo Minas; MPMG; Prefeitura de Ouro Preto; Prefeitura de Itabira; EMATER; Leesu; Incultec; ONU-HABITAT; Circuito Urbano 2019 e Roltary Club de Ouro Preto.

Informações: 31 - 3731-6833

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31