MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Aula aberta sobre o tema 'Memória da Arte Contemporânea: Colecionismo, Mercado e Musealização' será realizada no dia 8 de outubro de 2019, no quarto andar da Escola de Ciência da Informação da UFMG, campus Pampulha.

A atividade, organizada pelo grupo de pesquisa Rariorum, começa às 9h, e integra a programação da Semana do Conhecimento da UFMG.

O primeiro convidado do dia será o pesquisador Nei Vargas (UFRGS), que desenvolve a investigação 'Perspectiva do Colecionismo de Arte Contemporânea no Brasil', pelo Instituto de Cultura Contemporânea, e atua como curador do ciclo de debates "Dinâmicas do Colecionismo de Arte Contemporânea", n'A Casa do Parque/SP.

Em sua intervenção, ele irá avaliar o circuito colecionista e do mercado de arte do país, realizando apontamentos sobre potenciais e entraves para a sua profissionalização.

O segundo palestrante será Douglas de Freitas, curador associado do Inhotim - Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico.

Em sua exposição, agendada para as 10h, ele vai abordar a constituição e a forma de atuação das equipes de curadoria em um museu privado de arte contemporânea, e acerca de seu papel na construção da relação entre a instituição, seu público e os artistas. Em sua fala, ele também pretende discutir o papel dos museus na produção de conhecimento sobre seus acervos e os novos caminhos do Inhotim para redesenhar sua missão curatorial.

Fonte: Rariorum/UFMG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31