PARANÁ, Curitiba - A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) colocou em circulação o número 100 do jornal de literatura Cândido, publicado mensalmente desde 2011.

A edição comemorativa traz uma grande retrospectiva dessa trajetória, marcada pela valorização da produção local e por um diálogo cultural permanente entre o estado e as outras regiões do país. No formato de dicionário, o balanço inclui desde as principais seções até os nomes mais recorrentes, passando por frases marcantes, ilustrações, fotos, trechos de contos e poemas. Completando a edição, um ensaio assinado pelo escritor e professor Miguel Sanches Neto revê a História das publicações literárias do Paraná, conectando o jornal com uma tradição de mais de 150 anos.

Lançado em agosto de 2011, como parte do processo de reformulação e modernização da BPP, o Cândido é o único jornal mensal editado por uma biblioteca pública no Brasil. São oito anos de publicação ininterrupta, em que o veículo promoveu resgates literários importantes, entrevistou autores consagrados, abriu espaço para textos inéditos, investigou os hábitos de leitura de famosos e anônimos, deu voz a todo tipo de opinião democrática e refletiu sobre o papel das bibliotecas no século XXI. "Nosso jornal reflete a alma da Biblioteca. É plural, democrático, instigante. Abre espaço e amplia a discussão literária. Temos muito orgulho de comemorar essa marca tão representativa. Vida longa ao Cândido!", diz a diretora da Biblioteca Pública do Paraná, Ilana Lerner.

Serviço
O Cândido tem tiragem mensal de 3 mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. O jornal também circula em todas as bibliotecas públicas e escolas de ensino médio do Estado. Ainda é enviado, pelo correio, para leitores de diversas partes do Brasil. Todas as edições estão disponíveis online em candido.pr.gov.br.

Fonte: BPP

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31