SÃO PAULO, São Paulo - Na noite desta quarta-feira (11/12), a partir das 18h, a Academia Paulista de Letras realiza em seu auditório o lançamento do livro 110 Anos, edição histórica da instituição para marcar a data.


Foto: divulgação

O livro conta a trajetória dos seus atuais 40 imortais por meio de autobiografias, textos, citações e fotos.

"Trata-se de um momento muito especial e gratificante para mim. Pois esta obra é um documento que eterniza a memória de todos os integrantes desta casa, que é um espaço democrático de extrema tolerância e que produz discussões fecundas e producentes", explica José Renato Nalini, presidente da APL e ocupante da cadeira de número 40 da instituição.

De acordo com ele, o livro reflete a dinâmica da Academia e tem por objetivo mostrar essa realidade. "Somos um conjunto heterogêneo de vocações, o que torna a APL um ambiente de convivência harmônica muito peculiar, onde todos são ouvidos", completa.

Feito sob o formato de 25X 29 cm, com 240 páginas, o 110 anos recebeu apoio da Lei Rouanet e patrocínio do Banco Safra. Em sua primeira tiragem – 1500 exemplares -, a obra foi elaborada pelo fotógrafo e acadêmico (cadeira de número 9) Marcio Scavone, que levou três anos para ser concluída. "Sinto-me envaidecido por estar à frente deste projeto, uma vez que procurei instigar cada acadêmico a trazer para o papel a sua impressão, escrevendo sua biografia e ofertando uma citação. Portanto, o livro é uma criação colaborativa. Cada intelectual deixou sua marca pessoal", afirma Scavone.

O lançamento do livro contará com a presença dos acadêmicos e será precedido por uma mini palestra sobre o desenvolvimento desse projeto. Também está prevista a sessão de autógrafos com os integrantes da APL.

Serviço
Dia: 11 dezembro
Horário: 18h
Largo do Arouche – 312/324 - São Paulo

APL
A Academia Paulista de Letras, associação de direito privado sem fins econômicos e com prazo de duração indeterminado, fundada em 27 de novembro de 1909, tem por fim precípuo a cultura do vernáculo e da literatura, regendo-se por Estatuto.

Acadêmicos: Raul Marino Júnior, Miguel Reale Júnior, Júlio Medaglia, Célio Debes, Gabriel Chalita, Luiz Carlos Lisboa, Anna Maria Martins, Juca de Oliveira, Marcio Scavone, Rubens Barbosa, Eros Roberto Grau, Paulo Nathanael Pereira de Souza, João Carlos Martins, Walcyr Carrasco, José Gregori, Bolívar Lamounier, Zuza Homem de Mello, Jorge Caldeira, Synesio Sampaio Goes Filho, Renata Pallottini, Roberto Duailib, José de Souza Martins, Celso Lafer, Mauricio de Sousa, José Goldemberg, José Fernando Mafra Carbonieri, Fábio Lucas, Lygia Fagundes Telles, José Pastore, Raul Cutait, Ives Gandra da Silva Martins, Antonio Penteado Mendonça, Jô Soares, Tércio Sampaio Ferraz Júnior, Paulo Bomfim, Dom Fernando Antonio Figueiredo, Ignácio de Loyola Brandão, Ruth Rocha, Benedito Lima de Toledo e José Renato Nalini.

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31