PARANÁ, Curitiba - A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) oferece desde segunda-feira (10) o acesso a aparelhos de visão artificial voltados para cegos e pessoas com visão reduzida.

Foto: divulgação/ SEEC

São quatro óculos OrCam MyEye, que fotografam textos, escaneiam e os transformam em áudio. A entrega dos equipamentos aconteceu no dia 6, na Biblioteca, em um evento que contou com a participação da primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, e dos secretários da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José, e da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

"Mais que um leitor de textos, este aparelho possibilita autonomia ao usuário. A Biblioteca Pública sempre busca a integração de seus leitores. E, com esse dispositivo, contaremos com uma importante ferramenta para a inclusão", afirmou a diretora da BPP, Ilana Lerner. "Cegos, portadores de baixa visão, disléxicos e qualquer outro usuário agora podem ultrapassar as fronteiras dos acervos especiais e contar com todo nosso acervo, de mais de 730 mil itens, um dos maiores do país", completou.

Variedade de conteúdos
A jornalista Gisele Zolnier, que possui deficiência visual, testou o aparelho durante o evento e destacou a possibilidade de ler uma variedade maior de conteúdos. "O método Braille é muito útil para alfabetização e rotulagem, mas os óculos permitem a leitura de coisas mais complicadas, como jornais, documentos e cédulas de dinheiro. Além disso, a utilização é muito simples", disse.

Os equipamentos estão disponíveis na Seção Braille da BPP. Mais informações: (41) 3221-4911.


AEntrega dos equipamentos na BBP (Foto: divulgação/SEEC)

Fonte: BP

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31