Caminho do Ouro, Caminho do Mar: Uma viagem a pé entre Paraty e Ouro Preto pela antiga Estrada Real, de Flávio Leão

Autor: Flávio Leão
Editora: 

Sinopse: A descoberta de ouro e pedras preciosas na região de Minas Gerais foi resultado do trabalho de incontáveis expedições exploratórias. Tais atividades tiveram início ainda no século XVI, sendo que alguns estudiosos – como Pierre Carnac – acreditam que toda essa movimentação tenha se iniciado mil anos antes de Cristo, tempo do rei Salomão. E para alcançar este objetivo aqueles antigos aventureiros subiam o curso dos rios e se utilizavam de caminhos indígenas.

Considerando a historiografia brasileira que dispõe sobre o assunto, a maior parte das expedições que se dirigiam a Minas Gerais partia de cidades paulistas, como Taubaté, São Vicente ou Guaratinguetá.

A partir do Vale do Paraíba, assim que atingissem “Cachoeira”, transpunham a Mantiqueira através do Embaú, chegando primeiro a Passa Quatro. Rumavam, então para o norte, passando por Pouso Alto, Baependi, Cruzília, Carrancas e São João Del Rey, para ganharem as montanhas de ferro de Minas, por onde corre o rio Tripuy, o ribeirão do Carmo e tantas outras veias de ouro. Esta rota, também conhecida como “Caminho Velho das Minas” ou “Caminho Geral do Sertão”, era obrigatória para a maioria dos bandeirantes procedentes de São Paulo. Na altura de Guaratinguetá havia um ramal que se comunicava com o porto de PARATY (RJ), distante 92 km dali. Por este porto vazavam os tesouros extraídos no Brasil, com destino à Europa.

Quem estava no litoral tomava o “Caminho do Ouro” e subia para as Minas; quem estava nas Minas tomava o “Caminho do Mar” e descia para Paraty. Era um caminho de mão dupla.

Flávio Leão – que também é autor do livro “De Volta à Estrada Real” – estudou detalhadamente essas rotas e as percorreu a pé, buscando informações, fotografando, entrevistando pessoas. Como resultado publicou o livro “Caminho do Ouro, Caminho do Mar”, hoje em sua segunda edição. O livro traz uma visão aproximada do que teria sido a epopeia dos bandeirantes e o trabalho dos tropeiros e escravos durante o período colonial e, ainda, importantes informações sobre a origem do ouro, sua história, seu poder de fascinar o homem.

Todo aquele que se interessa pelo tema, que gosta de caminhar e de ouvir histórias, certamente ficará satisfeito com o que vai ver neste livro. Por este braço da Estrada Real passaram animais carregados de tesouros, homens famintos e muitos, mas muitos sonhos.

Dados do produto:

isbn: 
encadernação: Brochura
formato: 
páginas: 400
ano de edição: 2018
edição: 2ª

Informações para aquisição:

Rua Tucano, 115 - Bairro Serra
Caixa Postal 60 - CEP 36420-000
Ouro Branco, MG
Tel: (31) 988820-5335
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Preço sugerido: R$69,00 (entrega via correio)

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30