Viver em Lisboa – Século XVI

autor: Lélio Luiz de Oliveira
editora: Alameda

Sinopse: A historiografia portuguesa, sobre o século XVI, privilegia os estudos sobre Portugal porta afora, ou seja, os descobrimentos e o consequente avanço das relações comerciais no tempo do mercantilismo, além do empenho na construção de uma economia mundial.

Em contrapartida, este livro contribui para a compreensão da história portuguesa porta adentro, especialmente sobre a região de Lisboa, ponderando entre as transformações e permanências internas decorrentes das Grandes Navegações.

Nosso contributo é a análise do cotidiano econômico da população de Lisboa, no século XVI, a partir da estrutura populacional de Portugal, focando a análise na cidade de Lisboa. O passo seguinte foi desvendar as necessidades de abastecimento da população e os produtos elaborados e transacionados. Conjuntamente, foram conhecidos os trabalhadores vinculados ao abastecimento, bem como seus ofícios e sua rotina. Por fim, verificou-se a atuação da Câmara Municipal quanto às regulamentações e impostos que interferiam na produção e abastecimento das pessoas.

Sobre o autor:

Lélio Luiz de Oliveira é doutor em História Economia pela FFLCH-USP. É docente do Departamento de Economia – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP).

botao comprar 120x40Dados do produto:

isbn: 978-85-7939-312-9
idioma: Português
encadernação: Brochura
formato: 11 x 20
páginas: 122
ano de edição: 
edição: