18 Maio 2021 - Dia Internacional dos Museus

Significando e Ressignificando

Borsatto, Tamimi David Rayes [1] 
Martins, Valquiria Cristina
 [2] 
Oliveira, Isaltina Santos da Costa
 [3]
 

Os museus são considerados lugares de memória, de potencialidades múltiplas, são espaços que sempre fizeram parte da vida dos seus públicos e neste momento vivenciado pela pandemia, se fazem cada vez mais presentes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2021), com o surgimento da COVID-19, uma doença infectocontagiosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), chegando ao Brasil em 2020, em decorrência da pandemia cerca de 90% das instituições museológicas precisaram interromper suas ações educativas e socioculturais (MARTI; COSTA; 2021, STUDART, 2021).

Raposo, presidente do Conselho Internacional de Museus (ICOM) descreve que “[...] os museus europeus perderam entre 25% e 75% dos visitantes, com 10% em situação de ‘lay-off’, enquanto sete em cada dez esperam cortes nos orçamentos nos próximos anos [...]” (RAPOSO, 2021, p. 01).

No Brasil, as instituições museológicas:

[...] ficaram sem receber visitantes por um determinado período à espera das medidas de flexibilização para retomarem as atividades culturais em meio a definição de protocolos de segurança que vão da diminuição do fluxo de pessoas nos espaços à obrigatoriedade do uso de máscaras e do distanciamento social na circulação. (PAGNO, 2020, p. 01).

Nesse contexto, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (MHPIV), pertencente à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que está, desde 2008, sob a gestão da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari - Organização Social de Cultura, segue as recomendações do Plano São Paulo do Governo do Estado, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde para conter a pandemia.

O Museu, mesmo com as ações presenciais ainda suspensas, segue desempenhando seu papel social por meio das mídias digitais, intensificando assim suas ações nas plataformas digitais da instituição, estabelecendo canais de diálogos com os diversos públicos, comunidade e parceiros, e com isso, atraindo grande e novos públicos. No que se refere aos nossos parceiros, desenvolvemos estratégias de diálogo para permanecermos próximos, fortalecendo assim o vínculo e amenizando os sentimentos provocados pelo distanciamento social.

Dessa forma, a tecnologia torna-se uma grande aliada, pois possibilita a aproximação, interação e integração entre a sociedade e as instituições culturais e com isso, muitas transformações ocorreram no funcionamento dos equipamentos culturais e muitas adaptações foram realizadas para que o trabalho pudesse acontecer de uma forma segura, eficiente e significativa.

As ações contemplam os diversos perfis de público, sempre alinhadas a uma rica e extensa programação cultural e são desenvolvidas a partir da missão institucional, que visa:

[...] preservar, valorizar e difundir patrimônio histórico e patrimônio etnográfico indígena, em especial o legado das culturas que ocupam o oeste paulista, e promover a reflexão crítica sobre valores humanos e cidadania levando em conta diferentes culturas e interações entre diversos grupos da sociedade. (PLANO MUSEOLÓGICO, 2018, p. 10).

Para tanto, busca constantemente refletir acerca do recuperar e reimaginar o Futuro do nosso e dos demais museus. Segundo Funari (2019), o futuro aparece, cada vez com maior frequência, associado aos museus, isso contrasta tanto com o sentido popular e pejorativo de museu como sinônimo de velho, como com a trajetória de instituições voltadas para a preservação. No entanto, a própria criação e expansão dos museus conta com a preservação hoje para as pessoas que virão depois, neste sentido, passado, presente e futuro estão e estiveram sempre no cerne da instituição museológica (FUNARI, 2019).

O Museu Índia Vanuíre busca direcionar seu olhar referente ao futuro de suas ações culturais, refletindo e reimaginando o seu desenvolvimento e conexão aos diversos públicos, uma vez que, segundo Abdalla (2021) a Museologia é uma atmosfera de conhecimento tão múltipla e ao mesmo tempo tão singular, que é preciso conhecer e dominar minimamente o espectro geral, para depois se definir por uma ou mais especialidades.

É preciso repensar como o museu pode operar e concentrar em produções no local e na comunidade do seu entorno, “[...]a educação está no cerne do nosso trabalho, e nós continuaremos a desenvolver conteúdo digital que será transmitido a partir do museu, além de organizar e criar momentos muito necessários de conexão e intimidade. Seremos hiperlocais e internacionais em nosso alcance[...]”(TALLANT, 2020, p. 01).

O contexto atual nos trouxe inúmeros desafios e incertezas e também muitas conexões e oportunidades. Pensando em um futuro, as instituições museológicas estão trabalhando juntas para compartilhar suas experiências.


[1] Borsatto, Tamimi David Rayes - Formada em Geografia Humana. Fundadora da APAE/Tupã onde trabalhou como Terapeuta ocupacional. Gerente Geral do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (35 anos)

[2] Martins, Valquiria Cristina - Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Educacional e Empresarial. Especialização em Libras (Língua Brasileira de Sinal). Mestra pelo PGAD em Ciências/Agronegócio em Desenvolvimento - UNESP/Tupã SP. Educadora no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre - Tupã SP. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5239306953093386

[3] Oliveira, Isaltina Santos da Costa - Graduação em Pedagogia e História. Especialização em História e Cultura Indígena e Afro-brasileira. Especialização em Psicopedagogia Educacional e Empresarial,. Mestranda pelo PGAD em Ciências/Agronegócio em Desenvolvimento - UNESP/Tupã. Educadora no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre - Tupã SP. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9019266313673688


Referências


Entre em contato conosco!

Envie seus comentários, críticas e elogios sobre esse artigo para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31