Dia Internacional dos Museus 2023

Adler Homero Fonseca de Castro [1] 

Todos os anos o ICOM – International Council of Museums, apresenta um assunto como tema do dia internacional de museus e neste ano de 2023, o tema escolhido foi “Museus, sustentabilidade e bem-estar!” Sendo que a adição de bem-estar ao assunto nos permite dar uma aproximação que acreditamos ser mais útil para o pessoal que trabalha com instituições museológicas. Isso, pois, mesmo considerando que a definição de museu aprovada em agosto de 2022 prevê o fomento da suscetibilidade, esta é uma questão que é difícil de ser trabalhada diretamente em um museu, a não ser de forma muito indireta, na área de museografia através do uso de materiais ou técnicas sustentáveis, ou, de forma mais talvez mais eficaz, tratando do assunto nas exposições de curta ou longa duração.

O museu ser visto como provendo bem-estar não é tópico uma vez (?) que possa ser visto como controverso, desde os primeiros “gabinetes de curiosidade”, no século XVI, o objetivo de uma exposição é ser atrativa, ou seja, sua proposta é de entreter, o que por sua vez gera bem-estar. Entretanto, a questão não é apenas entreter, como coloca o Icom:

Os museus contribuem de forma decisiva para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades. Enquanto instituições de confiança e fios importantes do nosso tecido social partilhado, estão numa posição única para criar um efeito de cascata que promova mudanças positivas. Há muitas formas de os museus contribuírem para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável: desde o apoio à ação climática e à promoção da inclusão, até ao combate ao isolamento social e à melhoria da saúde mental. [2] 

Do ponto de vista do autor dessas linhas, esse ponto deve ser central no planejamento e montagem de uma exposição ou outro tipo de ação museológica qualquer: se a questão da sustentabilidade é importante e deve ser enfatizada sempre que viável nas ações de uma instituição museológica, o tornar uma exposição ou outra atividade uma que gere bem estar, que melhore a saúde mental das pessoas, como escreve o Icom, é vital, nem que seja como uma forma de atrair visitantes para a instituição e, mais importante, para que se passe sua mensagem institucional.

Continuando com esse pensamento, defendemos que a proposta do Icom para o dia de Museus de 2023 deve ser incorporada ao modo de ação dos museus, no sentido de que uma ação voltada para o bem-estar de seu público deve ser enfatizada de forma permanente. Somente com isso em mente é que se poderá garantir aos museus uma continuidade e prosperidade. Como parte dessa proposta, cremos que é necessário trabalhar com as comunidades, para saber de seus interesses, como uma forma de garantir o interesse das atividades e o bom resultado dessas, em termos de criação de um bem-estar. Mais importante, é necessário fugir de uma posição que é comum, de uma “tecnocracia”, do pessoal de museus pensar que sabe o que é melhor para seu público sem ouvi-lo. Como colocamos, é necessário ouvir o que as comunidades, o público visitante deseja e necessita, como uma forma de garantir o sucesso da proposta museológica da instituição, ao mesmo tempo que se alcança o objetivo mencionado pelo Icom, de se melhorar o bem-estar do público em geral.


[1]  Historiador, doutor em história, pesquisador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e conselheiro do Museu de Armas Históricas Ferreira da Cunha. Foi pesquisador do Museu Histórico Nacional e curador do Museu Militar Conde de Linhares.
[2] International Museum Day 2023 to focus on sustainability and well-being. https://icom.museum/en/news/international-museum-day-2023-theme/ (acesso em maio de 2023).


Entre em contato conosco!

Envie seus comentários, críticas e elogios sobre esse artigo para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Os artigos e reportagens assinadas não refletem necessariamente a opinião do website, sendo de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31