O Itaú Cultural encerra o seu calendário de grandes exposições de 2022 com mostra que reflete sobre os últimos cem anos de produção artística brasileira. Ela apresenta artistas em atuação atualmente no Brasil e amplia espaços para identidades preteridas no projeto artístico da Semana de 1922, reforçando a percepção do presente. As obras exibidas datam, em sua maioria, de 2022 e questionam noções de tempo, história, tradição e nação, no atual contexto brasileiro.
Leia mais: Mostra ‘Um Século de Agora’ puxa fios narrativos de 1922 na produção da atualidade
Tarsila do Amaral, Frans Post, Guignard, Portinari, Morandi, Renoir, Di Cavalcanti, Volpi, Pancetti, Lygia Clark e Helio Oiticica são alguns dos artistas com obras do colecionador gaúcho radicado no Rio de Janeiro, que agora chegam ao público em formato de livro e exposição.
Leia mais: Pinakotheke Cultural lança o livro e faz a exposição Coleção Luiz Carlos Ritter
O Museu de Arte Moderna de São Paulo recebe exposição do pintor Samson Flexor: além do moderno, a partir do dia 22 de janeiro de 2022. Por meio da linguagem abstracionista e temas que transitam entre o etéreo e o corporal, o pintor é reconhecido como pioneiro da tendência abstrata no Brasil.
Leia mais: Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta 'Samson Flexor: além do moderno'
Em comemoração ao centenário de nascimento de Frans Krajcberg, um artista pioneiro na defesa do meio ambiente, a mostra cria uma conversa entre suas obras – pinturas, gravuras, esculturas e fotografias em preto e branco – e fotografias e filmes de Luiz Garrido, seu amigo e incentivador ao longo de sua vida.
Leia mais: Expo Frans Krajcberg (1921-2017) - Natureza em preto e branco
Exposição inédita traz um panorama da arte contemporânea brasileira dos últimos 40 anos, a partir de uma das mais importantes coleções de arte privada do mundo
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro apresenta, a partir do dia 14 de abril de 2021, a exposição inédita “1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na coleção Andrea e José Olympio Pereira”, com 119 obras de 68 artistas, pertencentes à magnífica coleção do casal carioca, radicado em São Paulo há mais de 30 anos.
Clube de Ideias © 2001 - 2016