Mostra ‘Um Século de Agora’ puxa fios narrativos de 1922 na produção da atualidade

O Itaú Cultural encerra o seu calendário de grandes exposições de 2022 com mostra que reflete sobre os últimos cem anos de produção artística brasileira. Ela apresenta artistas em atuação atualmente no Brasil e amplia espaços para identidades preteridas no projeto artístico da Semana de 1922, reforçando a percepção do presente. As obras exibidas datam, em sua maioria, de 2022 e questionam noções de tempo, história, tradição e nação, no atual contexto brasileiro.

Três curadoras assinam a exposição Um século de agora, que o Itaú Cultural abre no dia 17 de novembro e mantém em cartaz até 2 de abril de 2023. A sergipana Júlia Rebouças, a baiana Luciara Ribeiro e a matogrossense Naine Terena de Jesus foram chamadas pela instituição para curar esta mostra, que se insere nas discussões de 2022 sobre a Semana de Arte Moderna. Para puxar este legado em uma releitura que desemboca na prática artística na atualidade no país, elas pesquisaram o que está sendo produzido em algumas regiões do território nacional, a partir de uma multiplicidade de idades, geografias e vivências sociais e políticas.

'Pandora Libertando os Males do Mundo', 1963, Roberto Magalhães, xilogravura, P.A. foto João Luis Musa/Itaú Cultural'Pandora Libertando os Males do Mundo', 1963, Roberto Magalhães, xilogravura, P.A. foto João Luis Musa/Itaú Cultural

Como parte da estratégia de investigação, convidaram um grupo de interlocutores para discutir os conceitos da mostra e compartilhar referências artísticas: Fernando Velázquez, Juma Pariri, Larissa Lacerda, Nuttyelly Cena, Orlando Maneschy, Ué Prazeres e Uelinton Santana Santos.

Idealizada e realizada pelo Núcleo de Artes Visuais do Itaú Cultural, com expografia da arquiteta Isa Gebara, Um século de agora procura abrir terreno para ideias que atravessam a experiência de viver o ano de 22 do século XXI. Nos três andares do espaço expositivo da instituição, a mostra apresenta mais de 70 obras em variados suportes, assinadas por 25 artistas e coletivos de 11 estados brasileiros, cuja produção artística converge na construção de “agoras” e compõe o mosaico da cultura brasileira.

 '25 anos fazendo arte', 2017, Carmézia Emiliano, óleo s/ tela, foto: acervo da artista'25 anos fazendo arte', 2017, Carmézia Emiliano,
óleo s/ tela, foto: acervo da artista
 'Mal-assombrado', 2014, José Bezerra, escultura em madeira, foto: Guilherme Nanes'Mal-assombrado', 2014, José Bezerra,
escultura em madeira, foto: Guilherme Nanes

Os artistas permeiam tempos e espaços compondo um mosaico cultural brasileiro

Em comum, eles têm as mais diversas formas de arte como instrumento para codificar e revelar os universos que os originaram, cercam e movem, criando uma identidade cultural brasileira formada pelos diversos brasis que compõem o país. Veja aqui o perfil de cada artista participante da mostra.

A TRANSÄLIEN
Abigail Campos Leal
Aislan Pankararu
Amanda Melo da Mota
Carmézia Emiliano
Coletivo Mato Grosso
Coletivo Revolução Periférica
Dalva de Barros
Davi de Jesus do Nascimento
Davi Pontes
Denilson Baniwa
Glicéria Tupinambá
Grupo Ururay
Gustavo Caboco
João Cândido da Silva
José Bezerra
Julia Debasse

Juliana dos Santos
Juliana Xukuru
Keila Sankofa
Lidia Lisbôa
Linga Acácio
Luana Vitra
Roberto Magalhães
Sara Lana

 Cosmoverse Arkstra, 2020, (9’), conceito, direção e atuação: A TRANSÄLIENCosmoverse Arkstra, 2020, (9’), conceito, direção e atuação: A TRANSÄLIEN

Panorama da arte e da cultura brasileiras

Passados cem anos da Semana de arte moderna, exposição mescla artistas, coletivos e agentes da cultura que não só se manifestam por meio de múltiplas linguagens, mas, sobretudo, apresentam obras e projetos realizados ou concluídos, em sua maioria, em 2022 – ou seja, no agora.

O ano de 2022 nasceu marcado pelos cem anos da Semana de arte moderna de 1922 – um dos mais importantes eventos para a arte e a cultura brasileira –, contudo as transformações sociais e culturais pelas quais passamos nos obrigam a manter os pés no presente. Por isso, além de celebrar o momento histórico, a exposição Um século de agora propõe expandir os horizontes e trazer narrativas que nos fazem refletir e confrontar hegemonias sustentadas há tanto tempo.

 Série Ficções Coloniais, 2021, Denilson Baniwa, colagem digitalSérie Ficções Coloniais, 2021, Denilson Baniwa,
colagem digital
 'Óculos de Okoto', 2022, Keila Sankofa, fotografias impressas em Fine Art'Óculos de Okoto', 2022, Keila Sankofa,
fotografias impressas em Fine Art

Nesta mostra, que traz uma curadoria compartilhada por três mulheres com diferentes trajetórias – Júlia Rebouças, Luciara Ribeiro e Naine Terena de Jesus –, apresentamos um panorama atual da arte e da cultura produzida no Brasil. São 25 agentes com vivências e experiências em territórios sociais, culturais, políticos e geográficos distintos, mas que, reunidos nos três andares da exposição, constroem uma mensagem unificada: a de que somos muitos e estamos aqui para escrever um novo século a partir de novos olhares.

Depois de trazer importantes exposições individuais de artistas visuais, o Itaú Cultural (IC) abre as portas para uma exposição coletiva de artistas e coletivos que não só se manifestam por meio de múltiplas linguagens, mas, sobretudo, apresentam obras e projetos realizados ou concluídos, em sua maioria, em 2022 – ou seja, no agora.

 João Cândido em seu ateliê, em São Paulo. 'Liberdade e Harmonia', 2022, óleo s/ tela, foto: André Seiti / Itaú CulturalJoão Cândido em seu ateliê, em São Paulo.
'Liberdade e Harmonia', 2022, óleo s/ tela, foto: André Seiti / Itaú Cultural

Além da mostra que se desenvolve no espaço expositivo, o IC realiza outras ações no campo das artes visuais, como exposições virtuais e conteúdos digitais exclusivos, no site e na Enciclopédia Itaú Cultural.

'Vingança de Cam' (2022), Juliana dos Santos, fotografia, aquarela e pétalas da flor azul clitoria ternateaServiço

Mostra ‘Um Século de Agora’
Abertura: 17 de novembro, a partir das 20h
Visitação: 18 de novembro a 2 de abril de 2023
Terça-feira a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados das 11h às 19h  
Curadoria: Júlia Rebouças, Luciara Ribeiro e Naine Terena de Jesus
Idealização e realização: Itaú Cultural
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro
Pisos 1, -1 e -2
Entrada: gratuita 
Informações: pelo telefone (11) 2168-1777 e WhatsApp (11) 9 6383 1663
De terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31