BRASIL, Brasília - Ministro Gilson Machado Neto e secretário especial Mario Frias participam do encontro


Conferência dos ministros da Cultura do G20 debate a retomada do setor no mundo (Crédito: Roberto Castro/MTur)

ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o secretário especial da Cultura, Mario Frias, participaram, nesta quinta-feira (29.07), em Roma, na Itália, da abertura da Conferência dos Ministros da Cultura dos Países que integram o G20. O encontro demonstra a preocupação com a Cultura por parte deste fórum internacional que reúne as principais economias do mundo. Seus membros respondem por mais de 80% do PIB mundial, 75% do comércio global e 60% da população do planeta.

Na abertura da Conferência, que é realizada no Coliseu de Roma, o ministro Gilson Machado Neto e o secretário Mario Frias foram recebidos pelo primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi. De acordo com o G20, que está sob a presidência da Itália, a cultura é um forte instrumento para assegurar uma recuperação rápida tanto no que diz respeito aos valores que irão sustentar a regeneração no pós-pandemia, quanto no tocante ao papel dos setores criativos da economia na criação de novos empregos e oportunidades.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou a importância de o Brasil estar representado em eventos como a Conferência do G20. Para ele, Cultura e Turismo precisam seguir alinhados, especialmente para fortalecer ações para o pós-pandemia. “Estamos aqui para representar o Brasil e para participar das tratativas para a retomada do setor que foi um dos mais prejudicados pela pandemia de coronavírus”, disse. “O nosso país tem um potencial gigantesco para o turismo cultural e o G20 é um espaço fundamental para apresentar isso para o mundo”, declarou.

O secretário especial da Cultura, Mario Frias, ressaltou que os temas debatidos na Conferência são muito importantes para alinhar ações e preparar o Brasil para a retomada das atividades. “A Cultura e o Turismo são relevantes geradores de emprego e renda em todo o mundo e essa troca de experiência aqui será de grande valia para contribuir com as várias ações que estamos fazendo para a retomada das atividades”, salientou.

EMBAIXADA
A comitiva do Brasil se reuniu, mais cedo, na Embaixada do Brasil em Roma, com o ministro-conselheiro Mauro Furlan e com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. De acordo com o ministro Gilson Machado Neto, a reunião tratou de medidas para fortalecer a imagem no país europeu com o esclarecimento de informações falsas divulgadas sobre o Brasil, principalmente em relação ao meio ambiente. “Somos um dos países mais preservados do mundo, temos mais de 66% do nosso território igual a quando Jesus Cristo veio à Terra e isso precisa ser esclarecido. Queremos mostrar ao mundo os bons exemplos que o Brasil dá”, afirmou Machado Neto.

O ministro Gilson Machado Neto e o secretário especial Mario Frias também visitaram atrativos importantes e que estão em franca recuperação das atividades turísticas, como o Vaticano e a Fontana di Trevi.

Fonte: MTur

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31