BRASIL, Rio de Janeiro - O Museu de Arte do Rio (MAR) vai assinar, nesta sexta-feira (3), um memorando de entendimento com a Embaixada da Espanha no Brasil para realização de atividades conjuntas entre o equipamento cultural e a representação espanhola no país

A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), instituição gestora do museu que tem sede em Madri, na Espanha, já desfruta de uma parceria de longos anos junto à embaixada. Agora, por meio desse acordo, o MAR também irá se beneficiar dessa cooperação.

Durante a visita do embaixador Fernando García Casas, como primeira ação conjunta, haverá o lançamento do curso de espanhol. A formação será oferecida gratuitamente na modalidade virtual. Serão disponibilizadas 60 vagas. Desse total, 20 oportunidades são destinadas a jovens moradores da Região Portuária do Rio, outras 20 para funcionários e colaboradores do MAR e as demais a pessoas que trabalhem em diferentes instituições culturais. As aulas acontecem no âmbito da Escola do Olhar, braço educacional do museu, e vão de 4 de outubro a 14 de novembro, totalizando 60h de ensinamento. O objetivo do curso é desenvolver proficiência no idioma em nível introdutório (A1-A2), conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas. Durante os estudos, prevê-se trabalhar tanto a compreensão quanto a expressão. A formação inclui um módulo voltado ao espanhol da arte.

A colaboração entre o MAR e a embaixada também visa fomentar a formação continuada de professores, promover o intercâmbio acadêmico, cultural e tecnológico de alunos, educadores e profissionais do ensino, além de viabilizar a difusão da cultura espanhola no Rio.

A Escola do Olhar
A Escola do Olhar é um polo de pensamento e de formação permanentes, voltado especialmente para a prática e a reflexão a partir das relações entre educação e arte. Suas ações buscam aprofundar a dimensão pública do museu, bem como colocar em debate as questões emergentes nos campos da arte e da cultura na contemporaneidade.

Entre as missões da escola, estão difundir as manifestações culturais e artísticas contemporâneas, sejam elas locais, tradicionais ou acadêmicas; promover o encontro entre diferentes culturas, línguas e comunidades; possibilitar o acesso ao patrimônio cultural público e privado, e desenvolver espaços de protagonismo para diferentes pessoas, instituições e grupos sociais. Além disso,

também tem como princípios norteadores o aprofundamento da dimensão pública da arte, o respeito aos valores democráticos, aos direitos humanos, à diversidade, à igualdade e à acessibilidade.

O Museu de Arte do Rio
Iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro deste ano, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. “A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.

O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil.

O Instituto Odeon foi responsável pela operacionalização, apoio e execução de atividades e serviços culturais para a completa gestão do Museu de Arte do Rio desde sua concepção, no ano de 2012. Em 2021, firmou parceria com a OEI para seguir nesta correalização, unindo esforços para o melhor funcionamento do museu e dando assim continuidade às ações já desenvolvidas no MAR.

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor como patrocinadora master e a Bradesco Seguros como patrocinadora, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Escola do Olhar conta com o apoio do Itaú Cultural, da Machado Meyer Advogados e do Icatu Seguros via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, é também patrocinada pelo Grupo GPS, RIOgaleão, ICTSI Rio Brasil, ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e HIG Capital. O Instituto Olga Kos patrocina os recursos de acessibilidade do MAR.

O MAR conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31