BRASIL, Brasília - Estão abertas as inscrições para “Juntos somos mais fortes: redes e alianças de cooperação entre museus”, que decorrerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro


Fonte: Ibermuseus

Uma das grandes lições que quase dois anos de pandemia, isolamento e confinamento nos deixam é que a colaboração e a solidariedade são fundamentais para a sobrevivência da humanidade e de muitos setores, inclusive os museus. Acompanhamos centenas de iniciativas implementadas por instituições museológicas ibero-americanas para apoiar suas comunidades e fortalecer-se mutuamente por meio de redes de cooperação.

A partir desta constatação, ademais, como a cooperação é da própria natureza do Ibermuseus, este minicurso é proposto com o objetivo de ampliar a visão sobre quais são as possibilidades de trabalho colaborativo, em rede e em aliança como promotores de melhoria de políticas institucionais, sustentabilidade e impacto territorial dos museus.

Com base em diferentes perspetivas e experiências das mãos do ICOM, especialistas do setor e profissionais de museus, este minicurso abordará as bases teóricas, tendências, experiências e ferramentas para estabelecer e fortalecer redes e alianças estratégicas que fortaleçam as capacidades de trabalho, diálogo diverso e a capacidade das instituições de influenciar os assuntos públicos.

Conheça os tutores
http://www.ibermuseos.org/mini-curso-juntos-somos-mas-fuertes-redes-y-alianzas-de-cooperacion-entre-museos-conoce-a-los-tutores/

A quem se dirige?
O minicurso é dirigido a trabalhadores de museus e / ou profissionais da administração central que trabalham ou vão trabalhar na implementação de políticas estratégicas para a gestão de museus. Organizações que possam colaborar de forma filantrópica com museus também podem participar, com espaço limitado.

Serão selecionados aqueles que vão realizar tarefas relacionadas à promoção e geração de alianças, ou responsáveis ​​ pela geração de alianças nas instituições museológicas em que atuam.

Os temas
- Construir e fazer alianças no contexto de crise.
- Redes de museus e políticas públicas: questões, tendências e propostas.
- Características, funcionamento, formação e importância das alianças e redes.

Agenda e metodologia
Haverá 2 sessões teórico-conceituais e uma sessão interativa de aproximadamente 120 minutos, totalizando 6 horas de duração assim distribuídas:

24/11 – Das 10h30 às 12h00 (horário chileno)
25/11 – Das 10h30 às 12h30 (horário chileno)
26/11 – Das 10h30 às 13h (horário chileno)

Os tutores realizarão as intervenções na sua língua materna e a atividade não terá tradução simultânea.

Certificado de participação
Após a realização do minicurso, aqueles que comparecerem a 100% do treinamento receberão um certificado de participação.

Seleção
Após avaliação das candidaturas, serão 70 participantes selecionados que serão contactados pelo Programa.

Como participar?
As inscrições estarão abertas até o dia 3 de novembro. Para se inscrever, você deve preencher e enviar o formulário disponível em:
https://docs.google.com/forms/d/19QK-c-gdwO5Q1OxdD0Xj1o7p-2ACX218i7LmcmBY2EA/viewform?edit_requested=true

Perguntas frequentes
http://www.ibermuseos.org/pt/mini-curso-juntos-somos-mais-fortes-redes-e-aliancas-de-cooperacao-entre-museus-perguntas-frequentes/

Contate-nos para mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Juntos e conectados somos mais fortes!

Fonte: Ibermuseus

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31